03 junho, 2011

Transformados para ser úteis ao Senhor

 Jacó e os seus doze filhos (Gn 35:23-26)
Semana 7 – Sexta-feira
Leitura bíblica: Nm 22:21-33
Ler com oração: Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim (Fm 1:11).
Transformados para ser úteis ao Senhor
De acordo com a profecia proferida por Israel, a tribo de Judá é ligada ao leão, que representa a realeza. A profecia também menciona a vinda de Siló, isto é, a chegada do Senhor Jesus, o Rei da paz. Quando o Senhor vier, todos os povos Lhe obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá.
Gênesis 49:11-12 continua a profecia sobre Judá: “Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes, brancos de leite”.
Dois animais aparentemente sem conexão entre si estão ligados à tribo de Judá: o leão e o jumento. Podemos dizer que os cristãos um dia serão como leões, pois estão destinados a reinar com Cristo. Deus entregou o mundo que há de vir para o homem governar. Hoje, contudo, ainda não somos como leões, mas como jumentos, pois temos um caráter difícil. Se não negamos a nós mesmos, permanecemos dessa maneira.
O caráter do jumento é muito forte e teimoso. Esse animal é tão difícil que, quando contrariado, chega a maltratar quem senta nele. Por exemplo, ele é capaz de passar bem rente a um muro, a fim de arranhar a perna de quem está montado nele.
Nossa vida natural é como de um jumento. Precisamos perceber como ela é forte e o quanto necessitamos esvaziar-nos de nós mesmos para nos revestir de Cristo; em nós mesmos não conseguimos dar jeito nela. Deus, entretanto, pode transformar-nos e fazer-nos úteis para Si.Ponto-chave: Necessitamos esvaziar-nos de nós mesmos para nos revestir de Cristo.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Que conexão podemos fazer entre o leão e o jumento da profecia de Gênesis 49?