19 julho, 2011

M 14 TER - UMA HUMANIDADE REPLETA DE VIRTUDES

A edificação do tabernáculo - Ex 25:8-9
Semana 14 - Terça-feira
Leitura bíblica: Gn 1:11;  Êx 25:1-10; Nm 2:2; 1 Co 3:12; 1 Pe 5:10
Ler com oração: Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão (1 Co 3: 14) .
Uma humanidade repleta de virtudes
No deserto, Deus queria estar junto ao Seu povo. Para isso ordenou a Moisés que erigissem o tabernáculo, Sua habitação, no centro do acampamento dos israelitas. Desse modo, o povo deveria armar suas tendas ao redor do tabernáculo, o qual também tinha por centro a arca do Testemunho (Êx 25:8; Nm 2:2).
Deus revelou a Moisés o modelo para a construção do tabernáculo, bem como o modelo de todos os seus móveis (Êx 25:9).
Primeiramente, Deus ordenou aos filhos de Israel que trouxessem ofertas, os materiais necessários para a edificação do tabernáculo e para a confecção de seus móveis e utensílios (vs. 1-8).
A partir do versículo 10, é-nos mostrado como a arca deveria ser feita: "Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura". A arca deveria ser construída com uma madeira resistente e nobre, a madeira de acácia. É possível que a madeira tenha sido extraída dos altos montes do Líbano, pois as árvores de lá eram mais resistentes às intempéries e, portanto, muito sólidas. A natureza humana pode ser representada na Palavra pelas árvores, pela erva e pela relva (Gn 1:11; Jz 9: 7 -17). Assim como as árvores produzem madeira para edificação, todos os que têm sua humanidade repleta de virtudes também produzem frutos, alimentam e edificam as pessoas. A erva, em seu estágio inferior, representa o viver humano que produz algumas sementes para suprimento de outros; e, finalmente, a relva, a vida vegetal em seu estágio mais rudimentar, representa uma humanidade frágil.
Na Primeira Epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo mostra que há duas categorias de edificação: com ouro, prata e pedras preciosas ou com madeira, feno e palha (3: 12).
Para edificar o tabernáculo e posteriormente o templo, precisava-se de madeira especial, pois essas edificações dizem respeito a Deus, por isso era necessária a madeira de acácia, que representa uma humanidade repleta de virtudes.
Assim como a madeira de acácia precisa passar pelas intempéries, nós também precisamos passar pelos obstáculos e provações da vida, a fim de sermos aperfeiçoados, firmados, fortificados e fundamentados (1 Pe 5:10). Por isso é necessário permitir que a natureza divina se acrescente à natureza humana. Devemos cuidar da nossa humanidade. Em que estágio você está? Você é como uma árvore, uma erva ou como a relva? Nós precisamos ter uma humanidade cheia de virtudes, representada pela madeira. Devemos almejar ser madeira de acácia, útil para a edificação da igreja, o lugar de habitação de Deus hoje.

Ponto-chave: As intempéries da vida servem para elevar a natureza humana.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Qual é a aplicação, para nós, dos diferentes níveis de vida, representados pela árvore, erva e relva?