04 agosto, 2011

M16QUI - A PRIORIDADE DA ORAÇÃO

O óleo sagrado da unção (Ex 30:23-25)Semana 08 – Quinta-feira
Leitura bíblica: Mt 6:33; 24:11; Rm 8:26-27; Ap 11:1-2
Ler com oração:
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6:9-10).
A prioridade da oração
Somos guardados pelo poder de Deus quando estamos em oração, pois, ao orar, estamos em Seu santuário (Ap 11:1-2). Hoje o santuário de Deus é nosso espírito, onde devemos permanecer, a fim de sermos guardados por Deus em nosso viver diário. Se tivermos um viver de oração, Cristo será acrescentado a nós.
Por outro lado, à medida que buscamos a oração, percebemos que não sabemos orar como convém (Rm 8:26). Por causa da nossa fraqueza, ao orar, falamos com Deus de maneira genérica, superficial e até distante. Isso quando não Lhe apresentamos uma lista de pedidos relacionados a nossos próprios interesses. É importante apresentarmos nossas necessidades ao Senhor, mas nossas orações não se limitam a isso.
De maneira prática, podemos começar a orar invocando profundamente o nome do Senhor. Em nosso interior, reconhecemos que realmente não sabemos orar. Pedimos ao Senhor que nos revele a mente do Espírito, pois Ele sonda os corações e nos ajuda a orar conforme a vontade de Deus (v. 27). Na verdade, é o Espírito que ora em nosso lugar e intercede por nós sobremaneira. Desse modo, nossas necessidades não estarão em primeiro lugar nas orações. Podemos e devemos orar por elas, mas devemos buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e Sua justiça (Mt 6:33).
Ao orar, permitamos que o Espírito interceda por nós e ore em nosso lugar. A oração não deve ser pautada pela ansiedade ou por nossos próprios pensamentos. O Senhor já nos disse para não andarmos ansiosos, pois, se Ele cuida até mesmo dos pardais e das flores, que nem têm a capacidade de orar, muito mais cuidará de nós. De fato, Ele é o nosso Deus.
Buscar a justiça de Deus não é apenas deixar o pecado, mas viver conforme Sua determinação, Seu propósito. Atualmente, a necessidade de Deus é a pregação do evangelho do reino por toda a terra habitada, pois a vinda do Senhor está próxima (Mt 24:14). Devemos ter o encargo de orar por isso ativamente, anelando a justiça de Deus, que virá pela manifestação do reino do Senhor Jesus.
Mesmo que nossas orações ainda não sejam tão adequadas, o importante é que tenhamos o encargo de dar prioridade à vontade do Senhor. Assim, o Espírito certamente conduzirá nossas orações e Cristo será acrescido a nós. Se orarmos dessa forma, colocando os interesses de Deus em primeiro lugar, ao final da oração já não seremos os mesmos, pois teremos mais de Cristo constituído em nossa pessoa. Como consequência, seremos ainda mais úteis ao Senhor, cooperando para o cumprimento de Sua vontade. "Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade"! Amém!

Ponto-chave: Orar com encargo pela pregação do evangelho.
Meu ponto-chave:
Pergunta: De que maneira podemos buscar a justiça de Deus?