15 agosto, 2011

O QUE ESTÁ SENDO INSCRITO EM SEU FILHO?

É responsabilidade dos pais e tão-somente deles guardar os filhos que Deus lhes deu. Haverá um tempo em que Deus irá chamá-los para Ele. Eles ouvirão? E os que ouvirem em que condições se apresentarão? Não sabemos quantos anos passarão até esse dia chegar. Os pais não precisam ficar aflitos quanto a isso. O tempo, o momento e a ocasião pertencem a Deus. O mais importante é saber que todos eles terão sua oportunidade.
 Deixemos o assunto do tempo com Deus e nos preocupemos em criar as condições necessárias para que nossos filhos estejam lá no dia em que Deus resolver separá-los dos demais. O intervalo desde o instante em que Deus os colocou em nossas mãos até o glorioso dia de seu chamamento é delicado e muito importante. O que os pais devem fazer de prático nesse intervalo? Orar bastante por eles e gastar todo o tempo trabalhando na consciência deles.  
A consciência pode ser comparada a uma folha de papel em branco. O que for escrito nela ficará registrado e pronto. Os pais devem esforçar-se para chegar primeiro. Quem chegar primeiro praticamente demarcará o território e lançará os primeiros fundamentos na consciência dos filhos, principalmente do ponto de vista do certo e do errado. Se não nos adiantarmos para inscrever primeiro, o mundo, os colegas e a televisão – nossos concorrentes – o farão com prazer. Esses três elementos são, por natureza, incompetentes para inscrever alguma coisa que possa ajudar os filhos a receber o Senhor Jesus para dentro deles.
Esses três elementos não apenas são incapazes de contribuir positivamente, mas também agem como uma força contrária. É por isso que diariamente os pais devem se lembrar de inscrever alguma coisa na consciência do filho: nela pode ser inscrito algo relacionado à existência, santidade, justiça e ao amor de Deus. O homem por natureza é caído e por isso anda em um caminho oposto ao de Deus. Se deixarmos os filhos por sua própria conta, além de não tomarem o caminho de Deus, eles manifestarão a natureza maligna da qual são constituídos.
Não queremos dizer com isso que, quando um pai investe em inscrever coisas positivas na consciência dos filhos, estes deixarão de cometer pecados. Mas apostamos todas as fichas em que, toda vez que o pecado forçar uma saída mediante uma palavra, gesto e ações, ele terá de encarar aquilo que de positivo foi inscrito na consciência deles. Quando as coisas negativas oriundas da queda desejarem se manifestar, elas serão restringidas pelo bom ensinamento que foi dado. Uma boa consciência é uma espécie de represa que retém as águas do pecado.
Precisamos gastar tempo com nossos filhos inscrevendo a história, a vontade e o desejo de Deus dentro deles. Como dissemos, eles não deixarão de cometer pecados, mas pelo menos estarão aptos para reconhecer quando pecaram diante do Senhor. O maior problema com relação ao pecado que os homens cometem não está no ato em si, mas na incapacidade de ver que estão errados, que pecaram. Treinar a consciência de nossos filhos os deixará mais cônscios de que estão ofendendo o Senhor. O que difere nossos filhos dos demais não é o fato de pecar mais ou menos, mas o de ter uma consciência mais sensível, mais aguçada para detectá-lo. Neles o alarme de que algo estranho entrou ou saiu é acionado primeiro do que nos outros em função do ensinamento que receberam ao longo de sua carreira. Reconhecer erros é um dos maiores benefícios de uma consciência que foi treinada. Esse tipo de reconhecimento evita que surja uma consciência cauterizada (1 Timóteo 1:19b), isto é, insensível em nossas crianças. Assim, quando o Senhor aparecer para elas, bastará uma palavra para que elas O reconheçam e O tomem como Salvador e Senhor de sua vida.
Que tal gastar um pouco de tempo para pensar no que inscrever na consciência de seu filho de modo que ele possa ser guardado do mundo e, ao mesmo tempo, preparado para o dia do Senhor na vida dele?
Jesus é o Senhor!
Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, número 180, publicado pela Editora Árvore da Vida