10 janeiro, 2012

Arrependidos, mansos, sedentos e famintos

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados (Mt 5:4)

SI 37:11; 94:15; Mt 5:4-6; 1 Co 5:1-2; 2 Co 5:10, 21; 7:6-10

Passamos a ver em Mateus 5 como deve ser o viver daqueles que participarão do reino dos céus. O segundo item mencionado pelo Senhor Jesus neste capítulo é: "Bem- aventurados os que choram, porque serão consolados" (v. 4). Esses são os que choram por causa de sua própria condição, por verem que ainda vivem pela vida da alma e que não estão preparados para entrar no reino dos céus. Mas Deus já lhes preparou tudo: são bem-aventurados porque, com lágrimas, se arrependem e se lamentam. Quando há arrependimento, tornam-se bem-aventurados e são consolados pelo próprio Senhor. Para esses, o versículo até poderia ser assim: "Bem- aventurados os que se arrependem, porque serão consolados".
Após escrever a primeira carta aos coríntios, Paulo ficou desolado ao sentir que foi muito severo com o irmão que havia pecado, uma vez que os responsáveis da igreja não o fizeram (1 Co 5:1-2). Foi como se tivesse dito: "Embora não esteja em presença, estou em espírito, e com meu espírito vou tratar dessa situação: eu entrego essa pessoa a Satanás" (cf. vs. 3-5). Por certo percebeu que, mesmo havendo usado seu espírito para tratar do assunto, não o fez da maneira como o Espírito de Deus gostaria de tratar (2 Co 7:8-10). Paulo se arrependeu, mas ficou atribulado e abatido, talvez até em lágrimas. A caminho de Filipos, porém, ele se encontrou com Tito e foi consolado com sua chegada (vs. 6-7). Bem-aventurados, portanto, os que choram, os que se arrependem de seus erros, porque serão consolados.

Mateus 5:5 diz que também são "bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra". Hoje as nações estão sob a usurpação de Satanás. O governo da terra por vir será entregue aos mansos (SI 37:11); não haverá porção para os violentos. Uma vez que a vida de Deus cresce em alguém, este se torna manso.

Quando o Senhor vier em Sua parousía, em Sua segunda vinda, Ele estabelecerá Seu tribunal, não para condenar ou julgar os incrédulos, mas para verificar se a vida de Deus cresceu em Seus filhos e se poderão ou não governar com Ele (2 Co 5:10).

No passado pensávamos que, ao nos julgar em Seu tribunal, o Senhor nos mostraria todos os pecados que cometemos. Mas agora recebemos mais luz e podemos ver que não será assim: seremos avaliados quanto ao crescimento da vida de Deus em nós. E já sabemos que a vida divina só pode crescer se negamos a vida da alma.

Em Mateus 5:6 lemos que são "bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". Os que têm fome e sede de justiça são aqueles que buscam coisas justas e rejeitam tudo que se relaciona ao pecado. Procuram viver em justiça e retidão diante de Deus. Anelam voltar à condição de justiça para a qual Deus nos criou, pois têm fome e sede de justiça (SI 94:15). Esses, portanto, serão saciados pelo Senhor e se tornarão a justiça de Deus (2 Co 5:21).