13 janeiro, 2012

A visão de Apocalipse 12

Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono (Ap 12:5)
Rm 15:24, 28; Ap 12:1-15

Ao longo desses anos o Senhor nos tem dado mais visão sobre a África, com base em Apocalipse 12. Vimos que o continente africano, no mapa-múndi, se assemelha a um feto encurvado, em formação dentro do ventre materno. Isso está relacionado à produção do filho varão e diz respeito aos vencedores (v. 5). Uma vez que a África ainda não produziu esses vencedores, pois o filho varão ainda não está completamente formado, precisamos continuar pregando o evangelho do reino naquele continente e até os confins da terra (Mt 24:14; 28:19; At 1:8). Quando sua formação estiver completa, será um varão perfeito, pois englobará os vencedores não apenas da África, mas também de todos os lugares, de todas as igrejas. Há muitos irmãos na condição de vencedores nos grupos cristãos, mas precisamos gerar mais vencedores pela pregação do evangelho do reino, porque sabemos que os que fizerem parte do filho varão não passarão pela grande tribulação, mas serão arrebatados até o trono de Deus para reger todas as nações.
Apocalipse 12 diz que "o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias" (vs. 4-6).

A mulher representa a igreja como um todo, onde os vencedores são produzidos, e o fato de ela ter fugido representa o restante da igreja - aqueles que não forem arrebatados -, que será perseguido pelo grande dragão. A parte da igreja que ficar, sofrerá perseguição, e toda a ira do grande dragão será contra ela.

Perseguidos por causa da justiça

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós (Mt 5:11-12)
Mt 5:10-12

Devemos viver em justiça e retidão diante de Deus e rejeitar tudo que está vinculado ao pecado. Aqueles que viverem assim serão fartos e se tornarão a justiça de Deus (Mt 5:6). O Senhor diz: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (v. 10). Se você faz algo errado e é perseguido por causa de seu erro, isso é devido, mas, se você faz algo justo, algo que está no coração de Deus, e mesmo assim é perseguido em razão da justiça, então o reino dos céus será seu.
No versículo seguinte temos: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós" (v. 11). Aqui se pode ver algo ainda mais sério. Quando você tem a vida divina e é chamado filho de Deus, o inimigo faz de tudo para injuriá-lo e caluniá-lo. Você deseja cumprir a justiça de Deus, mas muitos o difamarão e perseguirão por causa do Senhor e, mentindo, dirão todo mal contra você.

Em situações assim devemos permanecer firmes, pois Jesus diz: "Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus" (v. 12). Isso é um grande encorajamento para não desanimarmos diante de perseguições ou injúrias cometidas contra nós por causa da justiça de Deus.

Se não nos deixamos abater, é até provável que surjam situações mais difíceis pela frente. É como se ocorresse uma intensificação progressiva: começa com uma perseguição aqui, depois uma injúria, uma calúnia, uma mentira, todo mal. A maioria dos irmãos não passa por isso, todavia somos injuriados e perseguidos quando nos entregamos ao Senhor por causa da visão do reino e da comissão de suprir com a vida divina todas as pessoas.

Na vida da igreja, vivemos harmoniosamente; procuramos ser misericordiosos, amar as pessoas, fazer de tudo para que o evangelho do reino seja pregado e as pessoas recebam vida. Quando fazemos isso, Satanás levanta pessoas malignas para nos incomodar, injuriando, mentindo e perseguindo. Não precisamos revidar nem entrar em conflito com elas, pois nosso modelo é o Senhor Jesus (Is 53:7). Tudo isso vem mostrar que estamos no caminho do Senhor e que somos bem-aventurados. Louvado seja o Senhor!

A direção na presença de Deus

Não existem bons filhos que tenham vindo de situações aleatórias ou que sejam obra do acaso. Todos sabem que, quando se jogam dados para cima, abre-se uma probabilidade muita pequena de vir o número esperado. Se há poucas chances de cair o número desejado com o dado que tem apenas seis lados, o que dizer da criação de filhos que por natureza são complexos e apresentam uma infinidade de faces?
Os pais devem reconhecer, logo no início de sua carreira como tutores de seus filhos, que não podem sozinhos conseguir, no meio de um tempo conturbado como este em que vivemos, gerar filhos saudáveis e úteis para o propósito de Deus. Em nenhuma geração que já passou, foram encontradas condições tão propícias e fáceis para que os filhos se percam como esta em que estamos vivendo. Muitos filhos são arrastados para a promiscuidade, para a formação de grupos que buscam o perigo, e para “esportes” que promovem a autodestruição por não verem mais sentido em suas vidas. A correnteza é forte demais para os pais ou mesmo os filhos superarem tão íngreme subida sozinhos.
O livro de Êxodo registra a saída dos filhos de Israel do Egito e o percurso desses do deserto rumo à terra da promessa, Canaã. O livro fala que, em um dado momento da travessia, Moisés disse: “Se tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar” (Êxodo 33:14, 15). Essa atitude que revela incapacidade e dependência deve ser a mesma que os pais devem experimentar. Será que você reconhece a dificuldade que é o “deserto” da criação de filhos? Será que confia em sua habilidade e experiência humana para conduzir seus filhos por esse caminho tão perigoso? Moisés disse: “Não nos faças subir”. Ele sabia que colocaria tudo a perder se fizesse tudo sozinho. Sem dúvida, em algum momento do trajeto, ele não saberia se o caminho que devia seguir era pela esquerda, direita, se seguiria em frente, se subiria ou se teria que parar. As possibilidades eram muitas. Fica evidente que não podia avançar sem a presença de Deus. E, nós, pais, que também não sabemos o caminho, deveríamos temer seguir baseados em nosso próprio sentimento e em nosso próprio senso de direção.
A declaração de Moisés parecia ainda querer dizer: “A responsabilidade é grande e não sei como proceder. Não quero arriscar, não quero tentar primeiro para depois descobrir que não sabia e que não podia conduzir o povo; não tenho tempo a perder, não temos outra chance, por isso, não nos faça subir sem Tua presença”.
Se a falta da presença do Senhor podia chocar e paralisar Moisés, a presença Dele, por outro lado, era uma garantia de que eles chegariam a seu destino. Podemos dizer, aplicando essa palavra a nós, pais, que com a presença do Senhor não apenas retiraremos nossos filhos do Egito e os atravessaremos pelo grande e longo deserto, bem como conseguiremos introduzi-los na boa terra que Deus prometeu. Com a presença do Senhor, temos Seu guiar, Sua proteção, Seu conforto e o suprimento de que precisamos para seguir em frente.
Muitos pais têm perdido seus filhos para o mundo porque até agora têm usado seu jeito, sua força e destreza humana para conduzi-los ao Senhor. Moisés reconheceu que, para vencer as investidas do inimigo que certamente se levantaria no caminho, era necessário contar com a orientação viva do Senhor junto dele.
Se a presença do Senhor é tão essencial para os pais, então eles devem esforçar-se para tê-la constantemente. Os pais devem buscar juntos o Senhor e fazer com que seu lar fique cheio da presença de Deus. Por exemplo, buscar o Senhor pela manhã vai resultar na primeira orientação de Deus para os pais de como tirar os filhos do Egito, atravessarem-nos pelo deserto e introduzi-los, por fim, em Canaã, a qual prefigura Cristo, nossa meta e alvo.
É com a presença de Deus e não com tentativas humanas que os pais descobrem o caminho que deve ser aberto para os filhos seguirem.