20 janeiro, 2012

A luz que resplandece para todos

A luz que prevalece nas trevas e dá vida aos homens

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Ef 5:8)

Mt 4:15-16; 5:14; Jo 1:5; 8:12; 2 Co 4:4-6; Ef 5:8

O quarto requisito para reinarmos com Cristo é ser a luz do mundo (Mt 5:14). As trevas somem quando a luz resplandece (Jo 1:5). O Senhor Jesus resplandeceu como a grande luz e começou Sua obra na região da Galileia. É o que lemos em Mateus 4:15-16: "Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz".
Por que Jesus iniciou seu ministério na Galileia, uma região tão desprezada? Provavelmente por ser este um lugar onde as pessoas não tinham uma conduta elogiável, mas um viver pecaminoso. E como as pessoas ali estavam em trevas, eram ignorantes quanto aos desígnios de Deus (Lc 5:8). Justamente por isso, quando o Senhor Jesus apareceu, eles viram uma grande luz.

O Senhor Jesus é a luz do mundo; quando cremos Nele, Deus, que é luz, entra em nós, e também passamos a ser a luz do mundo (Jo 8:12; 1 Jo 1:5; Mt 5:14; Fp 2:15). Para expressarmos essa luz, precisamos ser transformados a ponto de transparecer a vida do Senhor, permitindo que ela seja vista em nossas atitudes. Para isso, precisamos negar a nós mesmos, sendo pobres de espírito, e estar no fluir da vida divina seguindo o Senhor.

Levar essa luz aos outros se refere também à nossa pregação do evangelho (2 Co 4:4-6). A pregação do evangelho leva as pessoas a perceber sua condição pecaminosa. Existem pessoas que, por serem boas, têm muita dificuldade de reconhecer sua condição de pecadores. Eu era assim, achava que não tinha pecado, porque nunca fui criminoso, homicida ou ladrão. Graças a Deus, Ele me mostrou que, apesar de eu não ter pecados grosseiros, ainda era um pecador. O Senhor me iluminou, e vi que precisava me arrepender e receber o evangelho.

Todos nós precisamos, ainda hoje, receber a luz de Deus para nos arrepender. Quanto mais nos arrependermos, mais caminho Deus terá para nos dispensar Sua vida. Se estivermos cheios da vida divina, seremos também cheios de luz. Quando somos assim, ao pregar o evangelho, levamos luz para as pessoas, e essa luz será vida para elas. Isso mostra que nossa pessoa precisa ser primeiramente iluminada, para depois iluminar os outros.