22 janeiro, 2012

Iluminados e alimentados com a palavra.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24)
Jr 15:16; Mt 7:24; 1 Co 14:31; Ef 6:16-17.

Não há como ensinar todo o conteúdo de Mateus 5, 6 e 7. Nesta semana, tivemos apenas uma introdução. Cada um de nós deve buscar com oração, na leitura bíblica, ouvir o falar de Deus. Também podemos ruminar essa palavra em nossos grupos familiares ou no final de cada reunião da igreja. É importante que todos tenham espaço para compartilhar o que ouviram (1 Co 14:31). Não usamos a Palavra de Deus para provar que estamos corretos ou para corrigir os outros, mas sim para ouvir Deus e nos alimentar Dele (Jo 6:57).
Quando lemos a Palavra do Senhor, devemos nela meditar (Jr 15:16). Leia a palavra como se estivesse saboreando um alimento. Ao ler a Palavra várias vezes e orar sobre ela, a luz de Deus vai surgindo (Ef 6:16-17). Assim, ao lermos o texto bíblico, buscamos ouvir o Senhor falando diretamente conosco.

Por exemplo, Mateus 5:44-46 e 7:1 nos ensinam, respectivamente, sobre amar até mesmo os inimigos e não julgar os outros. Essas palavras visam a instruir aqueles que irão governar o mundo que há de vir, dando-nos um padrão e modelo, pois a manifestação da vida de Deus é o amor. Mesmo que de início não entendamos muito, precisamos perseverar em ler e reler a Palavra com oração. Por fim o Senhor certamente vai nos trazer luz. As verdades contidas em Mateus 5, 6 e 7 precisam se tornar nossa realidade. Pratiquemos, para que a vida de Deus em nós cresça (Mt 7:24)!

Que sejamos iluminados e alimentados com a Palavra que sai da boca de Deus, assim Ele nos levará ao arrependimento e, por fim, à maturidade, para herdarmos o reino. Se negarmos a nós mesmos, formos aperfeiçoados e praticarmos o que é mostrado nesses três capítulos de Mateus, seremos enchidos com a vida de Deus e estaremos aptos a reinar com Cristo no mundo que há de vir.

A justiça que vem do cumprimento da lei

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir (Mt 5:17)
Mt 5:20; Ef 1:4-5

Graças ao Senhor, recebemos o encargo de levar a luz da vida, que é o Senhor Jesus, para outras pessoas. Sendo o sal da terra, temos a função principal de temperar, dar sabor à vida delas, apresentando-lhes o Senhor para que sejam salvas. Para governar o mundo que há de vir, precisamos ser aperfeiçoados em nosso falar enquanto vivemos na terra. Esse aperfeiçoamento não nos ensina a usar "muito sal" para corrigir, criticar ou disciplinar os outros, mas nos aprimora para ajudá-los a se sentir bem, a ser acolhidos e cuidados. Quando falamos sobre qualquer assunto, as pessoas devem sentir um sabor adequado. Quando compartilhamos a palavra do Senhor, não somos tão contundentes, nem vacilantes, mas temperamos no ponto certo, como o sal em quantidade adequada. Uma comida temperada na medida certa é muito saborosa e saudável; assim deve ser a palavra que ministramos aos outros (Ef 4:26; CI 4:6).
Mateus 5, 6 e 7 nos trazem palavras que devem ser praticadas por aqueles que desejam governar no mundo que há de vir. Como vimos, os destinatários dessa porção são os que irão governar o mundo vindouro. Fomos escolhidos antes da fundação do mundo (Ef 1:4) e predestinados para a filiação (v. 5). Um dia, teremos negado nossa vida da alma o suficiente, o Senhor nos terá preenchido o bastante com Sua vida, e assim reinaremos com Ele.

Esses capítulos também mostram que as exigências da lei foram elevadas e cumpridas pelo Senhor Jesus e que somente com a vida Dele em nós podemos praticá-Ias. Temos sido gradualmente aperfeiçoados nesse aspecto. Por exemplo, no passado, tínhamos a impressão de que já não era necessário guardar a lei após a primeira vinda do Senhor Jesus, pois a fase da lei havia ficado para trás. Contudo Ele nos fez entender o verdadeiro sentido da lei. Hoje sabemos da necessidade de viver esse padrão elevado por meio do Senhor, que não revogou a lei, mas cumpriu toda ela. Assim nossa justiça irá exceder em muito a dos escribas e fariseus e entraremos na manifestação do reino dos céus (Mt 5:20). Louvado seja o Senhor!