25 janeiro, 2012

Invocar o nome do Senhor nos faz viver no espírito

Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade (Sl 145:18)
Rm 10:12; Mt 7:24-27

A lei foi dada por Deus a Moisés no monte Sinai para que a transmitisse a Seu povo. Agora, visto que estamos em Cristo, estamos libertos do jugo da lei (Rm 7:6), contudo o Senhor estabeleceu exigências superiores para nós vivermos. Se observarmos os capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus, por exemplo, veremos que o padrão de comportamento dos que reinarão com Cristo é bem superior à lei mosaica.
No capítulo 6 lemos: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" (vs. 22-23). Que nossos olhos sejam bons e que a luz que há em nós seja proveniente da vida de Deus em nós. Se, porém, a "luz" que há em nós derivar de nossos conceitos, orgulho ou ambição, só produzirá trevas e confusão. Por termos Cristo, temos o Espírito em nós, temos a verdadeira luz e somos a luz do mundo! Essa luz em nós é para que as pessoas tenham a chance de ser iluminadas e de se arrepender. Portanto esse é um requisito bastante importante para os que querem reinar com o Senhor.

No final do capítulo 7 também temos uma palavra bem forte: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade" (vs. 21-23).

Os versículos acima falam de milagres feitos em nome do Senhor que não foram reconhecidos por Ele. Jamais devemos invocar Seu nome em vão, mas sim como quem reconhece Seu senhorio e precisa de Seu suprimento. Ao invocar o nome do Senhor, devemos fazê-lo com realidade, para que desfrutemos de Suas riquezas, pois Ele é rico para com todos os que o invocam (Rm 10:12).

Por isso devemos invocá-Lo como quem necessita do ar para respirar, certos de que sem Ele não temos como sobreviver. Isso é algo muito espontâneo para permanecermos no espírito. Invocamos o nome do Senhor porque precisamos Dele conosco e queremos Sua presença como nosso Emanuel. Invocamos também para que Ele tenha nossa presença.

Essas são algumas condições necessárias para nós que queremos entrar no reino dos céus. O desejo de Deus é que não somente conheçamos esses versículos mas também que os pratiquemos, como aquele que constrói sua casa sobre a rocha (Mt 7:24-27).