04 fevereiro, 2012

O batismo com fogo é representado pela purificação do ouro

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7).
Mt 3:11-12; 13:4-8

O Senhor Jesus mostrou a necessidade de se negar a vida da alma para reinar no mundo que há de vir (Mt 16:24; Hb 2:5-7). Há vezes em que negamos a nós mesmos, mas, em seguida, falhamos por agir na alma, isto é, com base em nossos pensamentos, sentimentos e vontades.
A parábola do semeador em Mateus 13 pode nos ajudar muito: "Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se" (vs. 3-6). No terceiro tipo de solo, a semente "caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram" (v. 7). A semente germinou e cresceu, mas junto com ela cresceram os espinhos, que a sufocaram por não receber a luz do sol. Sem luz solar, as plantas não conseguem frutificar. Outra semente, "enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um" (v. 8).

Isso indica que precisamos cuidar do solo. É necessário arar a terra e remover as pedras, para que as raízes se aprofundem. E para que a planta não seja sufocada pelos espinhos, é preciso arrancá-los. Entretanto eles podem crescer novamente. Já vimos anteriormente que o melhor a se fazer é queimar os espinhos. O próprio João Batista, dando testemunho a respeito do Senhor Jesus, disse: "Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3:11). Quando o Espírito Santo vem, o fogo vem junto. Se nos voltarmos ao espírito, as impurezas da vida da alma serão queimadas no fogo do Espírito.

Jesus foi batizado para que se cumprisse a justiça de Deus (v. 15). Essa justiça é a vontade de Deus. Naquele momento, a vontade de Deus era que Jesus, por meio do batismo, sepultasse a natureza humana. Quanto a nós, só passar pelas águas do batismo não é completo: precisamos passar pelo batismo do Espírito Santo e pelo fogo. O fogo inextinguível do versículo 12 está relacionado ao fogo do Espírito. A Bíblia não diz: "Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu; ele vos batizará com o Espírito Santo ou com fogo". Mas diz: "com o Espírito Santo e com fogo".

Precisamos de novidade de vida! Todo aquele que foi batizado com o Espírito Santo também será batizado com fogo. Pedro teve essa experiência. Na velhice, ele comparou esse fogo com o fogo que purifica, que refina o ouro (1 Pe 1:7). O minério de ouro possui muitas impurezas, assim como nós. E do mesmo modo como o ouro precisa ser refinado pelo fogo, nós precisamos ser purificados pelo fogo do Espírito.