10 fevereiro, 2012

Uma condição normal diante de Deus

Conheço as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar - que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome (Ap 3:8)


At 22:16; Ap 2:1, 4, 8,10,12-13,18,20; 3:1, 7-8,14,17



Saulo, antes um perseguidor dos que invocavam o nome do Senhor, converteu-se e foi batizado invocando esse nome (At 22:16). Ele se tornou um apóstolo que pregava o nome do Senhor e transmitiu isso a todas as igrejas, inclusive à igreja em Éfeso. Infelizmente, pouco a pouco, a igreja em Éfeso cessou essa prática, pois perdeu o primeiro amor (Ap 2:4).
A igreja em Éfeso é a primeira das sete igrejas da Ásia descritas em Apocalipse 2 e 3. A segunda é a igreja em Esmirna, que passou por um período de grandes perseguições (2:10). Muitos cristãos foram mortos e martirizados naquela época, provavelmente porque invocavam o nome do Senhor.
A terceira igreja mencionada em Apocalipse foi Pérgamo. A Bíblia fala que os irmãos conservaram o nome do Senhor, apesar de toda a perseguição, até que Antipas foi morto entre eles. Depois disso, a igreja entrou em um estágio de grande degradação, a ponto de o trono de Satanás ser encontrado no meio deles (v. 13).
A quarta igreja é Tiatira, na qual uma mulher se colocou como profetisa para levar os filhos de Deus a praticarem idolatria.
A quinta igreja é Sardes, cujo nome significa restauração, mas ela não cumpriu totalmente sua função de restaurar o nome do Senhor. Foi nesse período da história da igreja que ocorreu a reforma protestante por Martinho Lutero, restaurando a verdade sobre a justificação pela fé e tornando a Bíblia acessível para todos. Isso foi muito bom, mas, depois, muitos estudiosos da Bíblia, conhecidos como fundamentalistas, deram excessiva ênfase ao conhecimento bíblico, o qual não é suficiente para realizar a vontade de Deus. Como uma reação a esse tipo de ênfase doutrinária, surgiram muitos cristãos que passaram a buscar a manifestação exterior do poder do Espírito Santo, mas isso também não é suficiente para restaurar o nome e a vontade do Senhor.
A sétima igreja descrita em Apocalipse é Laodiceia, representando os cristãos que já se sentem abastados e não veem a necessidade de receber mais nenhuma revelação da parte do Senhor.
Dentre as últimas quatro igrejas registradas em Apocalipse 2 e 3, a que apresentou uma condição normal foi a igreja em Filadélfia. Ali, o nome do Senhor é sustentado e Sua Palavra é guardada.
Essas quatro últimas igrejas da Ásia representam a condição dos cristãos de hoje que permanecerão até a segunda vinda do Senhor. Precisamos buscar estar na condição de Filadélfia.