17 fevereiro, 2012

A semente que caiu em solo rochoso.

Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus (Hb 6:7)
Mt 13:5-6, 20-21

Louvado seja o Senhor porque mediante Sua Palavra nos mostrou a necessidade de tratar com a dureza de nosso coração, para que ele não permaneça empedernido como o solo à beira do caminho, pelo contrário, seja como uma terra fofa que acolhe a semente de vida e frutifica.
Uma vez resolvida essa questão, o labor continua, pois a parábola do semeador em Mateus 13 prossegue dizendo: "Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se" (vs. 5-6). A semente necessita de terra porque é ela que retém água. Quando vem a chuva, a terra consegue absorver a água e se mantém úmida, criando um ambiente propício para a semente germinar. Quando a semente cai nessa terra, consegue brotar, pois encontra umidade. Vemos, assim, que a terra é um elemento fundamental para que a semente frutifique.

A segunda condição do solo mostra que existe terra, mas também há rochas: "O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza" (vs. 20- 21).

Quando uma semente é lançada e alcança o solo, logo nasce. A planta nova, então, procura aprofundar suas raízes para encontrar água. Como no solo rochoso há pouca terra ela não consegue aprofundá-las porque encontra muitas pedras. Por causa disso, suas raízes não são profundas e não encontram a umidade necessária para crescer. Conosco poderá ocorrer o mesmo se não buscarmos suprimento na Palavra, pois quando surgirem dificuldades e perseguições, representadas pelo sol nessa parábola, desanimaremos e não produziremos frutos.

Não podemos permitir que essa condição permaneça. Devemos buscar a Palavra do Senhor para sermos iluminados, isto é, negar a nossa vida da alma, o nosso ser natural. A vida da alma precisa ser arrancada como se arrancam as pedras do solo. Não é arrancar o solo, tampouco é arrancar a alma, mas aquilo que impede que a palavra do reino forme raízes em nosso coração, como o orgulho, a autossuficiência, a inveja, a ambição etc. Por isso sempre enfatizamos a importância de negar a vida da alma.

Se praticarmos isso, restará apenas a boa terra, isto é, um coração preparado para receber mais sementes de vida.