05 março, 2012

O Senhor Jesus é o messias

Achamos o Messias (que quer dizer Cristo) (Jo 1:41b)
Mt 9:14; Mc 6:25, 34; Lc 7:20; Jo 3:22-26

Na semana anterior falamos sobre João Batista, o precursor do Senhor Jesus e seu fim trágico. João Batista havia dito acerca do Senhor: "Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3:11). João não deveria ter dúvidas de que o Senhor Jesus era o Messias, pois ele mesmo O batizara e vira o Espírito de Deus descendo como pomba sobre Jesus (Mt 3:16). Mas, quando aprisionado, mandou seus discípulos perguntarem a Jesus: "És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro?" (Lc 7:20).

Deus libertou os apóstolos Pedro e João quando eles estavam na prisão, mas não fez nada para libertar João Batista, ainda que ele tenha enviado um recado para o Senhor Jesus.

João Batista deveria ser um discípulo de Jesus, seguindo-O. No entanto manteve seus discípulos junto a si, e estes, em um determinado momento, passaram a questionar o Senhor a respeito das práticas de Seus discípulos (Mt 9:14). Além disso, eles estavam surpresos de que Jesus e Seus discípulos estavam batizando em outro lugar e de que todos Lhe saíam ao encontro (Jo 3:22-26).

Tudo isso revela que o ministério de João Batista estava concorrendo com o do Senhor. Infelizmente, ele não se arrependeu e terminou sendo decapitado em uma situação muito vergonhosa. A filha da mulher de Herodes pediu a cabeça de João em um prato (Mc 6:25). Após sua morte, seus discípulos o sepultaram e o anunciaram a Jesus, contudo, não vemos nenhum relato de que eles tenham seguido o Senhor após isso.

Jesus prosseguiu Seu ministério, retirando-se num barco para um lugar deserto, e uma grande multidão O seguiu por terra. Ele, vendo-a, compadeceu-se deles, pois eram como ovelhas que não têm pastor (v. 34). Isso revela que grande amor o Senhor tem por todos os homens. Se João Batista e seus discípulos também tivessem seguido o Senhor, além de receber o batismo com o Espírito Santo, certamente desfrutariam desse amor e cuidado.