15 março, 2012

A serpente de bronze

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna (Jo 3:14-15)

Nm 21:8-9; Jo 19:25-27; 21:20; Rm 8:3; Hb 4:15 



O apóstolo João, pelo Espírito, se lembrou e registrou em seu evangelho várias coisas que o Senhor Jesus falou e fez naqueles três anos e meio de Seu ministério terreno, que não haviam sido ainda registradas pelos outros três evangelistas. Ele estava sempre perto do Senhor. Em seu evangelho destaca-se o fato de ele reclinar-se sobre o peito de Jesus na ceia e estar junto à cruz com as mulheres e Maria (Jo 21:20; 19:25-27). Por causa de sua proximidade do Senhor Jesus, João viu e enfatizou o que os outros não viram.
Com respeito à morte de Jesus, por exemplo, João apresentou vários aspectos que nos ajudam a ver quão complexa e profunda ela foi. Um desses aspectos foi que o Senhor morreu na cruz como uma serpente de bronze para lidar com a natureza pecaminosa que há em nós (Jo 3:14-15). Para entender um pouco mais sobre essa figura usada por Ele, precisamos lembrar-nos da história da serpente de bronze levantada por Moisés no Antigo Testamento.
Enquanto peregrinavam no deserto rumo à terra prometida, o povo de Israel murmurou contra Deus, que mandou serpentes abrasadoras para picá-los. Nesse episódio, Deus ordenou a Moisés que levantasse uma serpente de bronze para que qualquer pessoa do povo de Israel que mirasse a serpente de bronze fosse curada (Nm 21:8-9).
João registrou esse episódio para nos mostrar que, assim como a serpente de bronze tinha somente a forma da serpente, mas não o veneno em si, o Senhor Jesus tinha apenas a semelhança da carne do pecado, mas Nele não havia pecado (Rm 8:3; Hb 4:15). Jesus veio de uma ascendência de pecadores, mas não conheceu o pecado. Ele foi levantado na cruz como uma serpente de bronze para resolver o problema da nossa carne de pecado, da nossa natureza pecaminosa.
Uma vez que o "veneno" do pecado foi anulado na cruz, todo aquele que crê no Senhor Jesus não perece, mas tem a vida eterna (Jo 3:16). Isso é maravilhoso!