17 abril, 2012

Não temer o sofrimento.

Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora (Jo 12:27)
Mt 20:29-34; 26:39

No Evangelho de Mateus, no capítulo 17, quando Jesus estava na Galileia, também há um segundo registro de que Ele estava determinado a ir para Jerusalém: “Reunidos eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará” (vs. 22-23). O Senhor já os havia alertado sobre o que Lhe sucederia, no entanto eles ainda não compreendiam e se entristeceram com as afirmações que Ele lhes fez.
No capítulo 20, novamente o Senhor reafirma Seu propósito: “Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e, em caminho, lhes disse: Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá” (vs. 17-19). O Senhor tinha clareza de que em Jerusalém Lhe esperavam sofrimentos, mas Ele estava determinado. Que grande exemplo de determinação!

Quando recebemos revelações do Senhor, temos de nos dispor a praticá-las, a despeito das dificuldades e sofrimentos que nos esperam. Satanás sempre tentará impedir que pratiquemos as revelações vindas de Deus, fazendo com que, ao olhar para as adversidades, desistamos de prosseguir. O Senhor Jesus é o nosso grande exemplo; devemos ter perseverança e ser determinados a praticar o que Ele nos revelar.

Há uma palavra chinesa, que se pronuncia “í”, que significa alguém determinado. Não importa o que aconteça, ele prossegue para o alvo, para o seu propósito. Como já vimos, o Senhor Jesus foi um exemplo de determinação. Mesmo sabendo que em Jerusalém Lhe esperavam sofrimento, cruz e morte, Ele foi determinado, não se importando com o que Lhe aconteceria.

O Senhor seguiu resoluto; era como se Ele dissesse aos Seus discípulos: “Não importam as situações que me sobrevirão, Eu tenho de ir. Mesmo que, para cumprir a vontade do Pai, Eu tenha de ser condenado, escarnecido, açoitado e morto, ainda assim irei”. Portanto, quando temos clareza da direção de Deus para nós a respeito de qualquer coisa, não podemos ser influenciados pelas circunstâncias nem mesmo sofrer impedimentos de quem quer que seja. Devemos estar determinados a avançar para o alvo.

No caminho de Jerusalém, dois cegos, ao ouvir que Jesus passava, clamaram pedindo que Ele se compadecesse deles. Condoído, Jesus os atendeu e tocou-lhes os olhos. Imediatamente recuperaram a vista e O foram seguindo (Mt 20:29-34). Muitas vezes, nossa situação se assemelha à daqueles cegos: não enxergamos a direção que Deus está nos dando. Assim como aqueles cegos pediram ao Senhor que os curasse, precisamos pedir que Ele também cure os olhos do nosso coração e nos ilumine, revelando o caminho que devemos seguir.

No Getsêmani, um pouco antes de ser preso, o Senhor Jesus orou ao Pai, dizendo: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26:39). Ao dizer “se possível”, o Senhor demonstrou desejar que houvesse outro meio de cumprir a vontade do Pai, porque sabia que a crucificação Lhe traria muito sofrimento; mesmo assim, Ele se submeteu ao Seu desígnio. Que em nosso viver diário venhamos a nos submeter à vontade de Deus, ainda que isso nos custe dor e sofrimento. Olhemos para o Senhor, Ele é o nosso modelo!