10 maio, 2012

As consequências da desobediência de Adão e Eva e o caminho para obter a salvação.

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (Rm 5:12). Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10:13)

Gn 3:24; 4:26; Is 12:3-4; Rm 5:17-19; Ap 22:14


Ao criar o homem, Deus desejava que ele comesse da árvore da vida, para que recebesse a vida divina e vivesse eternamente. Satanás, porém, que é o príncipe deste mundo, veio fazer uma obra de destruição no homem. Em sua sagacidade, ele manipulou a emoção da mulher, levando-a a comer da árvore que lhe traria morte. Devemos vigiar para que nossas emoções nunca deem a Satanás oportunidade de nos levar a desobedecer a Deus, danificando-nos para Seu propósito.

Romanos 5:12 diz: “Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. O versículo 19 continua dizendo: “Por meio da desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores”.

Por causa da desobediência de Adão e Eva, o pecado entrou, e com ele a morte. Por essa razão, eles foram expulsos do jardim do Éden e impedidos de comer da árvore da vida. Fora daquela esfera, passaram a experimentar as consequências da desobediência. O caminho para o jardim do Éden foi barrado por querubins e uma espada que se revolvia (Gn 3:24). Os querubins representam a glória de Deus, a espada representa a justiça, e o fogo que se revolvia representa a santidade. Sem a justiça, a santidade e a glória de Deus, Adão e Eva não mais conseguiam atender a tripla exigência de Deus para que o homem tivesse acesso novamente à árvore da vida e cumprisse Seu plano de sujeitar e dominar a terra (Gn 1:28).

Felizmente, em certo momento Adão e Eva começaram a invocar o nome do SENHOR, buscando Sua presença (4:26). Assim puderam experimentar o consolo da salvação de Deus. Ao invocarmos o nome do Senhor Jesus, essa salvação também nos alcança e nos qualifica a comer da árvore da vida novamente (Is 12:3-4; Ap 22:14).

No passado enfatizávamos oito itens que aconteceram conosco ao sermos salvos e que estão relacionados ao evangelho da graça. Primeiro, fomos iluminados e, então, confessamos nossos pecados. Depois recebemos o perdão, e o registro dos nossos pecados foi cancelado pelo sangue de Cristo. Agora não estamos presos aos nossos pecados, pois o Senhor nos justificou e santificou. Por fim, fomos reconciliados com Deus e ganhamos Sua vida.

O mais importante, porém, é atentarmos para a revelação essencial que o Senhor nos deu, que é acessível e simples. Basta fazer como Adão e Eva, que invocaram o nome do SENHOR, e receberam a salvação. Lembremos que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). Se continuamente invocarmos o nome do Senhor Jesus, certamente o nível da vida vai aumentar em nós.

Visto isto, agora precisamos avançar para a próxima etapa, que é o evangelho do reino.