23 julho, 2012

A revelação do ministério e o caminho para alcançar a meta de Deus


O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória               (Cl 1:26-27)


                                                       Ef 3:3-6; Fp 3:12-14; Cl 1:25-27; 2:2; Fm 8-17


Na prisão em Roma, Paulo escreveu seus quatro principais livros: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. Antes de seu aprisionamento, as epístolas que escrevera já falavam da vontade de Deus, da revelação da economia neotestamentária de Deus, como a Epístola aos Gálatas, porém não falavam de maneira tão completa.
Como esse assunto é muito importante, ele precisava
ser detalhado, e isso Paulo fez enquanto aguardava seu
julgamento em Roma.
A Epístola aos Colossenses mostra que Cristo é o
mistério de Deus (1:25-27; 2:2); a de Efésios revela que a
igreja é o mistério de Cristo (3:3-6). Se fôssemos comparar
a função desses livros com a estrutura de um avião, Gálatas
seria a fuselagem, ao passo que Efésios e Colossenses seriam
as duas asas.
O livro de Filipenses, por sua vez, indica a direção: avançar
para o alvo, esquecendo-se das coisas que ficaram para trás,
atendendo ao chamamento de Deus, ou seja, a soberana
vocação em Cristo Jesus (3:12-14). Comparativamente
falando, Filipenses seria a direção do voo.
Na carta escrita a Filemom, vemos o cuidado amoroso
de Paulo para com Onésimo, o escravo de Filemom que
havia fugido. Ele fora encarcerado junto com Paulo e
teve a oportunidade de ouvir o evangelho e se converter.
Provavelmente, na prisão, ele não apenas foi gerado como
filho de Deus, mas também aperfeiçoado. Após ser libertado,
ele foi enviado de volta a Filemom, com a recomendação
de Paulo que o recebesse outra vez, mas agora já não como
escravo, e sim como um amado irmão (Fm 8-17).
Embora no passado Onésimo houvesse sido inútil a
Filemom, sua situação mudou em razão do cuidado e do zelo
amoroso de Paulo. Por fim, ele se tornou especial e útil. O
livro de Filemom mostra que quando exercitamos o amor
fraternal no trato para com os irmãos, eles se tornam úteis
para Deus. Esse livro, em relação aos demais, indica que o
amor é o caminho a ser seguido para alcançarmos a meta de
levar a cabo o plano de Deus. Logo, a “pista de decolagem”
do “avião” que mencionamos acima é o amor fraternal.

A importância das escrituras.


Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (2 Pe 1:20-21)


At 22:22-25; 25:10-11, 21; 2 Co 12:1-4

Por meio das cartas escritas às sete igrejas relacionadas em Apocalipse, conhecemos a história da igreja. Ali a descrição de cada igreja não se relaciona somente à condição espiritual dos irmãos na Ásia, na época em que João escreveu esse livro, mas também nos revela a situação da igreja em cada período histórico, até os dias de hoje.
Éfeso é a primeira igreja relacionada em Apocalipse 2. Seu significado é desejável, ou seja, ela deveria ser uma igreja desejável aos olhos de Deus. Para que isso ocorresse, o apóstolo Paulo, durante seu ministério, tentou ajudar os irmãos ali, visitando-os e escrevendo a Epístola aos Efésios. Infelizmente, a situação da igreja naquela cidade, antes do martírio do apóstolo, não era nada desejável.
Em suas primeiras viagens, Paulo cuidou das igrejas e, nesse período, escreveu as seguintes epístolas: Romanos, Gálatas, Tessalonicenses e Coríntios. Nessas, ele não registrou de maneira completa as revelações que havia recebido.
Porém, era extremamente importante que Paulo escrevesse as palavras que o Senhor lhe revelara. Sem o registro delas, a obra de Deus em toda a terra sofreria prejuízo. Por isso, pela soberania do Senhor, a vida de Paulo foi poupada em Jerusalém, quando tentaram matá-lo por dar testemunho do evangelho (At 22:22-25). Ele foi preso, mas por ser cidadão romano, apelou para o tribunal de César (25:10-11, 21). Enquanto aguardava o julgamento, Paulo permaneceu em Roma. Sua vida foi preservada para que ele concluísse seu ministério epistolar, escrevendo acerca da importantíssima revelação do plano eterno de Deus que recebera diretamente do Senhor (2 Co 12:1-4), fato este que ocorreu provavelmente durante o tempo que passou nas regiões da Arábia (Gl 1:17).
Naquela ocasião, Paulo havia sido arrebatado ao terceiro céu, onde ouviu palavras inefáveis da parte de Deus. Como era fundamental que essas palavras fossem registradas, foi necessário que Paulo continuasse a escrever. Por isso, durante sua prisão domiciliar em Roma, ele escreveu as seguintes epístolas: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Todos esses livros são preciosos, pois tratam do propósito eterno de Deus e de Seu plano, Sua economia, no Novo Testamento.
No Antigo Testamento, o plano de Deus para o Seu povo havia sido revelado a Moisés, que o registrou nos cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco. Graças ao Senhor! Por meio desses escritos, bem como de tudo o que foi registrado nas Escrituras, principalmente no Novo Testamento, podemos ter acesso à revelação completa do propósito eterno de Deus para nossa vida.