26 julho, 2012

Fiel na tribulação.

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos (2 Tm 3:12).
 Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2:10c)

Mt 13:33; 1 Co 12:3; Ap 2:8-9, 13


Segundo a sequência apresentada por João em Apocalipse 2, depois da igreja em Éfeso, vem Esmirna. Historicamente, Esmirna compreende a igreja que existiu desde o século primeiro até o terceiro – sendo uma continuação da igreja em Éfeso.

Na carta escrita à igreja em Esmirna, o Senhor não a repreende em momento algum, porque certamente os irmãos haviam restaurado o seu primeiro amor, voltando a invocar o nome do Senhor e estavam crescendo em vida (Ap 2:8-11; At 22:16). Por viverem no espírito, os irmãos de Esmirna foram fiéis mesmo quando passaram por tribulações.

Isso ocorreu quando o império romano perseguiu os cristãos e os levou à morte para tentar eliminá-los. O número de cristãos, porém, não diminuía, mas aumentava, porque ao invocar o nome do Senhor, os irmãos eram supridos com vida e espírito de poder. Assim, mesmo quando martirizados, os cristãos davam testemunho de sua fé, de modo que outras pessoas, encorajadas por seus testemunhos vitoriosos, também se convertiam ao Senhor. Um exemplo de mártir foi Antipas (Ap 2:13). Ele foi fiel ao Senhor e se colocou contra aqueles que, influenciados por Satanás, queriam destruir a igreja.

Após a morte de Antipas, teve início a igreja em Pérgamo. Nessa época, o imperador romano não mais perseguia os cristãos, mas introduziu pessoas na igreja, prometendo-lhes benefícios por parte do governo. Assim, muitos incrédulos passaram a se denominar cristãos apenas para obter o favorecimento das autoridades. A igreja cresceu, porém de maneira anormal, como a grande árvore citada em Mateus 13:31-32.

Como a Fé deixou de ser promovida, dando lugar aos interesses políticos na igreja, surgiu a mistura entre política e religião. Essa foi a artimanha de Satanás para prejudicar a igreja: semear o joio no meio do trigo. Corrompido o cristianismo, surgiram falsos cristãos. Por isso é dito que na igreja em Pérgamo havia o trono de Satanás (Ap 2:13).

A partir de então, as autoridades eclesiásticas introduziram na igreja ensinamentos que nada têm a ver com a Palavra de Deus. Esses ensinamentos remetem ao culto de pessoas em lugar do Senhor Jesus, trazendo a prática da idolatria e outras doutrinas relacionadas a Satanás. Esse foi o surgimento da igreja em Tiatira (vs. 18-29), representada pela mistura entre uma medida de fermento e três medidas de farinha, conforme a parábola relatada pelo Senhor em Mateus 13:33. Com a inserção do “fermento na farinha”, isto é, com a mistura de ensinamentos que imitam a Palavra de Deus, mas que na verdade são heréticos, surge uma doutrina que Deus rejeita e abomina. Felizmente, porém, mesmo na igreja em Tiatira há cristãos que não conhecem essa doutrina. Esses são os que permanecem invocando e
exaltando somente o nome do Senhor.