30 setembro, 2012

Refletindo...

A busca da verdade.

As pesquisas históricas, a arqueologia, a antropologia, a psicologia e demais ciências humanas concordam que a história da humanidade, independentemente da época, região da terra ou cultura predominante, apresenta uma característica constante: o homem sempre buscou respostas para questões existenciais - de onde vim? para onde vou? existe um Criador de todas as coisas? quem é Ele? Parece que existe, em alguma parte do ser humano, algo que clama por resposta, algo que pede um complemento.

Todos sabem que, em seu ser físico, o homem precisa ser suprido por certos elementos, como: alimentação, vestuário, moradia, e, em seu ser psicológico, ele precisa ser satisfeito em várias necessidades - conhecimento, afeto, respeito, segurança, amor etc. Mas poucos sabem que o homem tem um grande vazio na esfera espiritual, que precisa ser preenchido; e a busca desse tesouro invisível tem mobilizado homens de todas as raças e nações, em todas as eras da história da humanidade.

Desde a mais remota Antigüidade, grandes pensadores, filósofos, visionários, homens preocupados com a natureza humana, buscando explicações para as questões existenciais, têm apresentado aquilo que lhes parecia ser a resposta. Muitos, em sua busca por respostas, em busca do eterno, isolaram-se em lugares ermos, enclausuraram-se, submeteram-se a dietas exóticas ou a rígidas disciplinas físicas. Houve até mesmo o caso de um filósofo do passado que chegou ao suicídio pela ânsia de constatar se, de fato, há vida após a morte, para saber como são as coisas "doladodelá."

Nossa responsabilidade hoje é sermos um com Deus, em Cristo, diariamente, a fim de sermos capacitados por Ele mesmo a viver segundo Sua vontade. Amando a Deus dessa maneira, passamos a amar também Suas criaturas, até mesmo aquelas pessoas que pensávamos que jamais conseguiríamos amar (Marcos 12:33; 1 João 4:12, 20). Assim, somos enchidos de sentimento para anunciar e transmitir esse mesmo Cristo as pessoas que amamos.

A verdade veio até nós.

Jesus disse: "Conheceres a verdade, e à verdade vos libertará" (João 8:32). E Ele mesmo também disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. "(João 14:6).

É nessa esfera de vida, da vida de Deus, que somos encorajados a viver e edificar o Corpo de Cristo, sua igreja amada. Pois "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). Por isso somos constrangidos pelo amor do Senhor a viver para Ele e para Seu propósito nesta terra. Nenhuma religião deste planeta pode atrair-nos mais que a própria Pessoa de Cristo, pois somente Ele pode satisfazer plenamente nossa necessidade mais interior, nosso vazio espiritual. Ele jamais nos decepcionará, jamais nos abandonará, jamais deixará de nos amar. Aquele que encontrou a Cristo encontrou a verdade; sua busca terminou.

Fonte: Jornal Árvore da Vida