30 outubro, 2012

Refletindo...

O Princípio de André.
 
A primeira atitude de André depois que foi chamado por Jesus para ser Seu discípulo foi correr para onde estava seu irmão e comunicar que tinha encontrado a Pessoa da qual o Antigo Testamento alertou que viria. A narração é simples e pequena, mas tem grande significado: “E o levou a Jesus” (Jo 1:42). Isso mesmo, André levou à presença de Jesus seu irmão Pedro.

Essa deve ser a atitude que os casais devem ter todas as vezes que seu cônjuge está distante do Senhor. Embora no passado já tenhamos crido Nele como nosso Senhor, vez por outra perdemos o contato, a presença e o desfrute de Cristo.

Se nosso cônjuge, por alguma razão, perdeu a comunhão com o Senhor Jesus, leve-o à Sua presença. A ação do inimigo durante todo o dia é roubar Cristo dele. Precisamos estar apercebidos como anda o desfrute de Cristo de nosso cônjuge, como ele está reagindo. Se a esposa, por exemplo, está emocionalmente frágil e debilitada espiritualmente, o marido deve levá-la a Jesus. Se o marido está agitado em sua mente, preocupado, é a vez da esposa levá-lo a Jesus.

Temos de admitir que às vezes não sabemos como restaurar nossa comunhão. Perdemos o caminho das reuniões da igreja, perdemos o primeiro amor pela Palavra e, algumas vezes, nem conseguimos achar Jesus por meio da oração.

Um dos sentidos mais maravilhosos do casamento é o fato de os cônjuges poderem cooperar com a edificação um do outro. Dizer apenas: por que você não foi à reunião da igreja, por que ainda não leu a Bíblia e por que não o vejo orando? Esse tipo de abordagem é velha; e pior, prejudica mais do que ajuda. Prejudica porque soa como uma crítica. Em vez de abordar dessa maneira, podemos cuidar realmente para que nosso cônjuge esteja nas reuniões: orando por ele e retirando todos os obstáculos que possam impedi-lo. Com relação à Palavra, podemos separar um pequeno texto bíblico para ser lido com oração.

Os casais precisam aprender o princípio de André. O princípio de André não é fazer perguntas: por que você não vai a Jesus? O princípio de André é levar o cônjuge a Jesus. Quando nosso cônjuge está na presença de Jesus, ele é restaurado, renovado e novamente fica pronto para prosseguir na sua jornada.


 
Texto extraído do Jornal Árvore da Vida, particularmente destinado a todos os casais que desejem cooperar ativamente na edificação do corpo de Cristo.

Deus não desiste do homem.

Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Is 55:6)

Gn 3:1-7; 6:1-9; 7:1-5; 8:18-22; 11:1-9; 12:1-3

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe
A partir de hoje, veremos a história do homem desde Gênesis até o momento em que o Senhor recebe o ministério após ser batizado.
Em Gênesis 2:16-17, vemos que Deus havia ordenado a Adão que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se Adão tivesse guardado a palavra do Senhor, sem dúvida, toda tentativa de Satanás iria se frustrar. Mas Satanás é a serpente sagaz e, conhecendo a debilidade feminina, tocou na sua emoção, a parte mais frágil de sua alma. Ela, então, viu que a árvore do conhecimento era “boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento” (3:6). Assim, enganada, tomou do fruto, comeu e o deu ao marido, e ele comeu. Embora o homem não tenha morrido imediatamente, o elemento da morte entrou nele. Pela sua desobediência, o pecado entrou no homem e, com o pecado, a morte (Rm 5:12). Ainda assim, após a queda, Deus foi a busca do homem, dizendo: “Onde estás?” (Gn 3:9). Isso mostra o amor e o interesse de Deus pelo homem.
O homem foi-se multiplicando e enchendo a terra, porém Deus viu que também a maldade se havia multiplicado e todo desígnio do homem era mau, por isso se arrependeu de o haver criado e decidiu julgar aquela geração por meio do dilúvio (6:5-7). Apenas Noé com sua família, num total de oito pessoas, foram salvos por meio da arca que construíram, e todo o restante da humanidade pereceu. Depois do dilúvio, saindo Noé da arca, a primeira coisa que fez foi edificar um altar e oferecer sacrifícios de aroma suave ao Senhor (8:18-21). Então Ele fez um pacto com Noé que não mais usaria o dilúvio para exterminar a humanidade. Essa foi a primeira aliança que Deus fez com o homem, firmada com o arco-íris no céu (9:9-13).
Depois de um tempo, a humanidade quis exaltar o nome de um homem chamado Ninrode, deixando de invocar o nome do Senhor, e resolveu edificar uma cidade chamada Babel com uma torre alta que atingisse o céu (11:2-4). Os homens, assim, abandonaram Jeová e substituíram Seu nome pelo nome de um homem, em total rebeldia contra o Senhor. Deus não poderia permitir que vivessem dessa forma, por isso julgou toda aquela gente, confundindo-lhes a linguagem. Foi assim que surgiram as várias línguas e, desse modo, o Senhor os dispersou (vs. 6-9).
A partir daí, Satanás começou a usar a religião para controlar e escravizar o homem. Este, quando perde a presença de Deus, procura alguma coisa para substituí-Lo em sua vida, e isso se torna um ídolo. Uma vez que passou a haver na terra diferentes línguas, cada povo arrumou ídolos para si. Assim era a Caldeia, onde ficava Ur, uma terra cheia de ídolos. Até então, Deus havia tentado tudo para resgatar o homem por Ele criado; mas, agora, Ele faria algo diferente, teria um novo começo. Por isso chamou Abraão (At 7:2-3) de uma terra de idolatria (Js 24:2), para ir a uma terra que Ele lhe mostraria, e lhe prometeu fazer dele uma grande nação (Gn 12:1-2).
Deus nunca desiste de Seu plano; Ele nunca desiste do homem. Assim como chamou Abraão, Ele continua chamando o homem para abandonar os ídolos e a independência de Deus a fim de ser parte de Seu povo.