30 dezembro, 2012

A responsabilidade de apascentar os irmãos.

Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21:17)

 
Mt 7:14; 24:45-47;Jo 21:15-18
 

Alimento Diário Árvore da Vida Dong Yu lan Vida para todos Bookafe CEAPE
 
 
Devemos ser gratos ao Senhor por cada situação em que nossa vida da alma é exposta, uma vez que é por meio delas que podemos nos voltar ao Senhor e nos arrepender. A pergunta feita pelo Senhor a Pedro em João 21:18 também serve para nós hoje: “Amamos ao Senhor?”. Se O amamos, não nos sentiremos livres para andar como queremos, antes veremos que temos a responsabilidade de transmitir a vida de Deus aos conservos, alimentando-os no devido tempo (Mt 24:45-47). Isso só é possível quando negamos a vida da alma.

Quando negamos a nós mesmos, nos tornamos um modelo para encorajar outros irmãos a fazê-lo. Na vida da igreja praticamos o evangelho do reino. Assim, o crescimento da vida divina nos tornará filhos maduros, aptos a governar juntamente com Cristo.

Se temos ouvido essa palavra repetidas vezes é porque o Senhor sabe o quanto necessitamos praticá-la. Devemos reconhecer que repetidamente o Senhor nos tem falado sobre o mesmo assunto, porque ainda não crescemos tanto em vida. Não se trata da idade física nem de nosso tempo de vida cristã, mas da idade espiritual. Não se trata tampouco da quantidade de vezes que já ouvimos essa palavra, mas sim em que proporção a temos praticado. Será que aos olhos do Senhor já somos maduros ou ainda infantis? A prova de que estamos amadurecendo é que servimos ao Senhor juntamente com outros irmãos, e não individualmente.

Durante o tempo da igreja, vamos aplicar a cruz sempre que nosso ego se manifestar. A vida da igreja tem essa finalidade: fazer-nos amadurecer. Quanto mais permitimos que a vida de Deus nos governe, mais maduros nos tornamos. Quanto mais vida temos, mais autoridade podemos exercer nessa era contra as portas do Hades e, um dia, receberemos a autoridade para governar com o Senhor. Aleluia!
 
 

Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan

Negar a vida da alma constantemente.

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará (Lc 9:23-24)
 

Is 53:3; Jo 2:25; 21:18; Rm 8:14
Alimento Diário Árvore da Vida Dong Yu Lan Vida para Todos Bookafe CEAPE 


Ao encarnar-se, o Senhor Jesus nasceu de Maria, que O concebeu do Espírito Santo. Ele nasceu de maneira humilde e foi colocado em uma manjedoura, porém foi honrado pelos magos como um rei. Ainda recém-nascido, foi perseguido pelo rei Herodes, que tentou tirar-Lhe a vida.

Jesus cresceu na desprezada cidade de Nazaré e em Sua infância e adolescência era submisso a José e Maria. Jesus foi criado por Sua família, tendo passado por todas as etapas do crescimento humano. Aos trinta anos de idade, foi até o Jordão para ser batizado por João Batista. Isso Ele fez para cumprir o que o Pai Lhe determinara; após isso, Ele foi ungido e, assim, começou Seu ministério.

Durante o tempo em que viveu na terra como Homem, o Senhor conheceu as dificuldades e limitações do ser humano. Ele também vivenciou situações de fraqueza, dor, solidão, tristeza e humilhação que Lhe ensinaram a compreender o que é a natureza humana (Jo 2:25; cf. Is 53:3). O Senhor nos conhece e está ciente das dificuldades que enfrentamos, causadas pela vida da alma. Por isso Ele pode nos socorrer e, pelo Espírito, nos fortalecer para negarmos a nós mesmos a fim de que a vida divina cresça em nós.

Na vida familiar, no viver conjugal, na vida social e profissional, é frequente a manifestação do nosso ego, o que dá origem a todo tipo de problemas e conflitos. Por vezes, a vida da alma nos influencia repetidamente durante o dia. Infelizmente, não nos é possível lidar com ela de uma vez por todas, sendo necessário fazê-lo constantemente. O que devemos fazer é vigiar e ser sóbrios a todo momento, a fim de identificar o ego e mortificá-lo pela cruz. Devemos negar a nós mesmos dia a dia (Lc 9:23).

Apenas ouvir e entender o ensinamento contido em Mateus 16 não é suficiente para nos fazer crescer em vida. Ainda precisamos praticar essa palavra, exercitando-nos constantemente em fazer morrer a nossa velha natureza. Isso é tomar a cruz e seguir o Senhor. Essa prática é necessária porque ainda estamos acostumados a viver como queremos, fazendo nossa própria vontade.

Em João 21, o Senhor disse a Pedro: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18). Aqui vemos que o fato de andar como queremos indica imaturidade espiritual, ao passo que sermos restringidos pelo Espírito demonstra o crescimento da vida divina em nossa alma.

Graças a Deus, por estarmos nesse processo de amadurecimento. No passado, nos sentíamos mais livres para agir conforme nossa própria vontade, mas hoje o Senhor tem nos restringido um pouco mais, porque a vida de Deus está crescendo (Rm 8:14).



Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan