26 março, 2013

FAMÍLIA

Nosso Estilo de Vida

O modelo de Jesus deve ser seguido.Mesmo “subsistindo em forma de Deus”, o Senhor se esvaziou, assumiu a forma humana, tomou a posição do servo e foi obediente até à morte e morte de cruz.

Nosso estilo de vida


A prática da humildade é a difícil arte de contenção e privação da soberba existente dentro do coração humano, ansiosa por dominá-lo por meio da autoadmiração, autoelogio, auto-estima, auto-promoção e auto-suficiencia

A dificuldade da humildade decorre do fato de que ela tem de ser autêntica. Não pode ser aparente. Não pode ser fingida. Ou existe ou não existe. Há pessoas soberbas que conseguem dar uma aparência de humildade, o que não tem valor nenhum diante de Deus. Há pessoas verdadeiramente humildes, mais interessadas na humildade interior, que eventualmente podem dar a impressão de que não são humildes. Certamente é o caso do salmista quando diz: “Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais entendido que os idosos, porque guardo os teus preceitos.” (Sl 119.99-100.) Na verdade, o que o autor faz aí é uma apologia das Escrituras Sagradas, e não de si mesmo. Este é o tema de todo o salmo 119. É preciso tomar muito cuidado com a falsa humildade. A perfeita humildade de Jesus nunca foi sequer arranhada por frases como estas: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (Jo 6.51); “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12); “Eu sou o bom pastor” (Jo 10.11); “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30); “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (Jo 12.32); “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). São Bernardo tem, pois, toda razão quando define a virtude da humildade como “o mais perfeito conhecimento de nós mesmos”. Por sua natureza, a humildade tem de se alojar primeiro no íntimo para só depois se exteriorizar.





FONTE SITE IGREJA EM SAO VICENTE.

Nenhum comentário: