26 março, 2013

JOVENS

Contente em toda e qualquer situação
 
 
A resposta de tudo o que procuramos - eu disse TUDO - está em Deus.

Contente em toda e qualquer situação
Isso é possível, por mais difícil que possa parecerComo é bom visualizar a bondade e o cuidado de Deus conosco! É verdade que em meio às adversidades se torna mais difícil ter esse entendimento. Estamos tão ocupados com nossos afazeres, agitados, ansiosos por respostas e atitudes. Ficamos tão focados em nossos problemas, na constante busca de soluções, que nos esquecemos de fazer como Maria, irmã de Marta e Lázaro, e escolher a boa parte que é se sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo e aprender dele que é manso e humilde de espírito. Se acaso você não conhece essa bela lição, leia Lucas 10.38-42. Percebo, dia após dia, que o nosso desafio em pleno século XXI é o de nos encontrarmos sempre contentes no Senhor. Onde estão os nossos louvores, onde está a nossa gratidão, nossa convicção de que a luta está ganha por Jesus Cristo?

Conversando com uma amiga sobre as dificuldades que enfrentamos ao longo de nossa caminhada como cristãos, chegamos ao exemplo e nas palavras do apóstolo Paulo. Minha colega relatou sobre uma frase muito conhecida e que muita gente nem sabe que está na Bíblia: "tudo posso naquele que me fortalece". Na verdade, este é um versículo que está em Filipenses 4.13. . Chegamos a conclusão de que muitas pessoas, inclusive nós mesmas, já utilizamos estas palavras como fonte de força, pensando até que esta força estivesse em nós, no nosso braço, na nossa inteligência ou na nossa mente. A palavra de Deus liberta! Aleluia! Não devemos nos contentar em saber um versículo isolado! Precisamos compreender o contexto dele e trazê-lo para a aplicação nos dias de hoje.
"Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundândia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece". (Fp 4.11-13.) Quantas vezes sentimos nossa alma se abater dentro de nós em busca de esperança? A Bíblia diz que Cristo em nós é a esperança da glória! Mas como estar contente em todo tempo, em meio às lutas e dores? Em meio às traições, decepções e rompimentos? Por que vivemos essa constante busca por alegria, felicidade?

A resposta de tudo o que procuramos - eu disse TUDO - está em Deus. Se lermos Filipenses 4.10-13 entenderemos que ser contente está muito além de um bom salário, um bom emprego, uma boa formação acadêmica, um bom e famoso ministério, uma igreja cheia, uma família feliz, a cura de uma enfermidade ou uma boa viagem de férias. O apóstolo Paulo diz no versículo 11 que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. No versículo seguinte ele descreve alguns dos males que sofreu ao longo de sua vida como ministro do evangelho. Ah, que convicção! "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação". Paulo visualizava o porvir! A obra de Cristo na cruz não foi em vão! Meus irmãos, Jesus Cristo morreu pelo meu e pelo seu pecado! Ele venceu todas as lutas e dores. E nós que o confessamos como Senhor e Salvador, nós que um dia escolhemos fazer a "conversão" do caminho da morte para o caminho da luz devemos viver contentes no Senhor. Cristo venceu por nós! Não é a nossa força, não é o nosso braço, não é a nossa sabedoria humana! É sim, Cristo em nós! Exatamente por isso Paulo disse "tudo posso naquele que me fortalece". Tudo podemos suportar por meio de Jesus Cristo!

O apóstolo Paulo nos ensina nesta palavra que é possível viver contente em toda e qualquer situação. "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus". (Fp 4.4-7.)
Não são as circunstâncias, mas a fidelidade constante de Deus que nos faz vencedores. Independente do que vivemos agora, devemos nos alegrar considerando a vitória de Cristo na cruz. Considere a palavra que está em I Co 10.13: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". Tire os olhos daquilo que te impede de sorrir e veja o que Deus tem preparado para aqueles que são fieis a Ele. Ouça a voz de Deus, obedeça e frutifique. Creia, Deus tem o melhor para você!





FONTE SITE IGREJA EM SAO VICENTE.

Nenhum comentário: