06 janeiro, 2013

Seguir o modelo deixado pelo Senhor Jesus.

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta (Zc 9:9).
 
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma (Mt 11:29)

 
Et 6:7-9; Sl 147:10; Zc 9:9; Fp 2:5-8; Ap 5:5
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
 
No Antigo Testamento, os reis da terra eram carregados por imponentes cavalos, que ostentavam suas riquezas (Et 6:7-9). O rei Davi montava uma mula. Posteriormente, essa mula foi montada por seu filho, o rei Salomão (1 Rs 1:33, 38, 44). A mula também é um animal forte e vigoroso, e seu porte é maior que o de um cavalo. Esses animais conduziam os reis nas guerras e solenidades, e montá-los era uma forma de ostentar força e poder.

O Senhor é o Rei dos reis e, como tal, poderia usar o animal mais belo e mais imponente para carregá-Lo. Todavia Deus não faz caso da força do cavalo nem se compraz nos músculos do guerreiro (Sl 147:10). Ao entrar em Jerusalém, o Senhor Jesus escolheu um humilde e manso jumento (Mt 21:5; cf. Zc 9:9).

Devemos tomar o modelo do Senhor como um padrão de viver manso e humilde (Mt 11:29; Fp 2:5-8), que não precisa da força ou do vigor humano. Nossa necessidade é negar a vida da alma, reconhecer Seu senhorio e nos humilhar sobre a poderosa mão de Deus, admitindo e declarando nossa insuficiência e dependência Dele. Esse é o padrão que o Senhor requer de nós hoje para que sejamos úteis a Ele.

Enquanto o Senhor Jesus entrava em Jerusalém, a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho em um ato de reconhecimento da nobreza do Senhor. Naquele momento, Ele foi louvado e exaltado pela multidão como um rei, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas. De fato, o Senhor Jesus é o Rei do reino dos céus. Ele também provém de uma linhagem real no aspecto humano, pois é descendente de Davi. Em Apocalipse 5 nos é dito que Ele é o Leão da tribo de Judá (v. 5). A tribo de Judá é a tribo da realeza.

Em Gênesis 49, Jacó, que já havia recebido o nome de Israel, abençoou e profetizou a respeito de seus filhos. Ao abençoar Judá, suas palavras foram: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos” (vs. 9-10). Sabemos que o leão é um símbolo da realeza. Nesse sentido, a profecia ainda fala de um cetro e de um bastão que lhe seriam dados. Um cetro é um objeto que representa a nobreza de um rei. O bastão representa a autoridade. Essa profecia também fala da vinda de Siló, que significa paz. Isso indica que, quando o Senhor Jesus vier, trará com o Seu reino paz, alegria e justiça. Aleluia!
 
 


Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan