17 janeiro, 2013

Os dois aspectos do Espírito.

O que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne [...]. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2:16, 21).

 
Jl 2:28-32; 1 Co 12:7-11
 

alimento diário, árvore da vida, vida para todos, dong yu lan, bookafe, ceape
 
Em Atos 2, Pedro explicou que os galileus falaram em línguas diferentes porque sobre eles estava o poder do Espírito. Eles estavam falando por Deus, para que todos os judeus presentes pudessem compreender. Isso foi um sinal e ocorreu para dar cumprimento à promessa de Deus, descrita em Joel 2:28-32. Ali é dito que o Senhor derramaria do Espírito Santo sobre toda a carne, nos últimos dias. Esse derramamento do Espírito é exterior. Assim, os discípulos ganharam ousadia e intrepidez para falar por Deus com autoridade. Mesmo não sendo cultos, eles podiam dar um forte testemunho de que Jesus é o Filho de Deus.

Falar em línguas é apenas uma das manifestações exteriores de poder provenientes do derramamento do Espírito Santo (1 Co 12:7-11). As línguas faladas pelos discípulos galileus em Atos 2 eram compreendidas por todos os judeus estrangeiros, cada qual em seu idioma materno. Isso mostra que o verdadeiro falar em línguas é compreendido pelas pessoas, não trazendo confusão. Contudo, mesmo o genuíno falar em línguas não é suficiente, por si só, para transmitir a vida de Deus.

Embora os judeus estivessem perplexos com o que ouviram, a manifestação exterior do espírito ainda não era suficiente para lhes conceder a salvação. Para obter a vida divina, é preciso receber o Espírito interiormente, isto é, o dom interior do Espírito Santo. Por isso, Pedro concluiu sua pregação orientando aqueles que estavam com o coração compungido, com as seguintes palavras: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:38). Por meio de invocar o nome de Jesus Cristo, obtemos a salvação.

Devemos discernir os dois aspectos do Espírito em nossa experiência cristã, para que o Senhor nos comissione para a pregação do evangelho. Enquanto o dom do Espírito Santo nos traz, interiormente, a salvação, o derramamento exterior do Espírito Santo nos capacita com poder para desempenhar a obra do ministério.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net