30 janeiro, 2013

Deus não desiste de Seu povo.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti (ls 49:15)

 
Gn 26:1-2; 37:5-8; 2 Tm 2:13
 

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
 
A promessa de Deus se estendeu à descendência de Abraão. Seu filho, Isaque, também passou por uma situação de fome e escassez na terra de Canaã e tentou descer ao Egito, mas o SENHOR lhe apareceu e não o permitiu (Gn 26:1-2). No tempo de Jacó, que também herdou a promessa de Deus, novamente houve fome na terra de Canaã. Jacó teve doze filhos, entre eles José, que se tornou governador do Egito.

José sonhava que um dia reinaria sobre seus irmãos e pais, tendo recebido uma visão a esse respeito (37:5-8). Seus irmãos, tomados de inveja, tramaram um plano para matá-lo, mas um deles, Rúben, se opôs a isso. José foi vendido como escravo para mercadores que se dirigiam para o Egito e seus irmãos mentiram a seu pai Jacó, dizendo-lhe que ele havia morrido. Contudo Deus tinha um plano para a vida de José. Ele padeceu na terra do Egito, sendo aperfeiçoado pelo sofrimento e pelas injustiças, mas, conforme o arranjo divino, veio a se tomar governador. Ao interpretar o sonho de Faraó, Deus revelou a José que haveria um período de sete anos de abundância de alimentos na terra, seguido por outro período de sete anos de grande escassez. Em razão disso, Faraó constituiu a José como governador do Egito e construiu celeiros onde mandou armazenar cereais, de modo que, no tempo da escassez, houvesse alimentos para preservar a vida na terra.

No período de escassez, Jacó enviou seus filhos para comprar alimentos no Egito. José os recebeu como governador, mas eles não o reconheceram. José também testou seus irmãos e, por fim, se revelou a eles. Depois disso mandou trazer seu pai Jacó e toda sua família, num total de setenta pessoas, para morarem no Egito, na terra de Gósen. Assim, eles deixaram Canaã e passaram a viver em função da subsistência e do conforto existentes na terra do Egito.

Com o passar do tempo e das gerações, o povo de Israel se esqueceu da promessa de Deus, mas Deus não se esqueceu de Seu povo. Após quatrocentos anos no Egito, Ele permitiu que fosse levantado um Faraó que não conhecia a José, para que os israelitas se arrependessem e voltassem seu coração a Deus. Nessa situação, o povo de Israel, afligido e escravizado por Faraó, se lembrou de clamar ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O SENHOR ouviu os filhos de Israel e enviou Moisés para libertá-los. Eles saíram do Egito passando pelo Mar Vermelho, a fim de seguir caminho pelo deserto até a boa terra de Canaã. Nessa ocasião, o povo liderado por Moisés somava cerca de seiscentos mil homens, sem contar mulheres e crianças.

A promessa de Deus jamais falha. Mesmo que nos esqueçamos dela, Deus permanece fiel e providencia situações para nosso arrependimento. Graças ao Senhor por isso! (2 Tm 2:13).







Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
 

Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net


Crer na promessa e confiar na Palavra de Deus.

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 3:5)

 
Gn 11:31-32; 12:8; 13:3-4; Mt 4:4

alimento diário, árvore da vida, dong yu lan, vida para todos, bookafe, ceape
  
Para alcançarmos o reino dos céus, precisamos ser libertos da preocupação com a subsistência, bem como deixar a idolatria e o pecado. Infelizmente, Satanás, o príncipe deste mundo, tem escravizado as pessoas, utilizando esses três itens. Mas o Senhor tem nos chamado para deixarmos tudo isso e segui-Lo.

No Antigo Testamento, Deus apareceu a Abraão e o chamou para que deixasse sua parentela e a terra onde vivia, chamada Ur dos Caldeus (At 7:2-4). Essa terra representa o mundo religioso, relacionado à idolatria. Abraão ainda era jovem quando recebeu o chamamento de Deus e, provavelmente por isso, não tomou a iniciativa de deixar sua parentela e seguir adiante sozinho. Seu pai, Tera, foi quem o levou a sair daquela terra, até um lugar chamado Harã, situado na Assíria (Gn 31b). Essa região representa uma terra de pecado, conforme lemos no livro de Jonas, pois ali estava a cidade de Nínive.

Como Abraão ainda não havia atendido completamente o chamamento de Deus, Ele novamente lhe apareceu para conduzi-lo até a terra de Canaã (12:1-3). Abraão avançou passo a passo, sem saber para onde ia, pois o próprio Deus o conduzia. Quando chegou a Canaã, levantou um altar e invocou o nome do SENHOR. Ele ergueu sua tenda ao lado do altar, significando que tinha comunhão e habitava com Deus (v. 8). Esse era o viver diário de Abraão, que servia a Deus invocando o nome do SENHOR e sendo suprido no lugar que Ele tinha providenciado para lhe dar a vida e o sustento.

Posteriormente, Deus experimentou a fé de Abraão, permitindo que ele passasse por algumas provações. Na questão do sustento, por exemplo, Abraão foi experimentado, porque, devido à falta de chuvas, houve fome na terra de Canaã. Se a fé de Abraão fosse prevalecente, ele permaneceria ali, confiando que Deus o proveria de água e alimento. Deus jamais permitiria que Abraão perecesse, pois o havia conduzido até aquela terra. Mas, como a fé de Abraão ainda era pequena, ele desceu para o Egito a fim de buscar o próprio sustento. A terra do Egito era irrigada pelo rio Nilo e não dependia das chuvas para produzir alimento. No Egito, porém, Abraão foi envergonhado, pois permitiu que sua mulher fosse levada para a casa de Faraó, dando a entender aos egípcios que ela era sua irmã. Por esse motivo, Deus puniu Faraó com grandes pragas, e Abraão foi obrigado a voltar para a terra de Canaã. Ele retomou ao lugar onde inicialmente havia edificado um altar e novamente invocou o nome do SENHOR (13:3-4).

No Novo Testamento, o Senhor Jesus foi tentado pelo diabo na questão da subsistência, mas venceu a tentação. Após jejuar quarenta dias e quarenta noites, o Senhor teve fome. Nessa ocasião, o tentador sugeriu que ele transformasse pedras em pães, mas Jesus lhe respondeu: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4:4). Aleluia!

Ambos os relatos nos mostram a lição de confiar em Deus em vez de utilizar nossos próprios métodos para resolver os problemas. Mesmo que estejamos passando por dificuldades, aguardemos com paciência o livramento do Senhor, crendo em Sua Palavra. Desse modo, aprenderemos a viver pela fé.






Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos


Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net