17 janeiro, 2012

Ser aperfeiçoado para reinar com Cristo

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:11-12)
Rm 12:6-8; 2 Co 3:8; 9:8; 13:9; Ef 4:12

Ontem vimos que o primeiro requisito para reinarmos com o Senhor é negar a nós mesmos para segui-Lo. O segundo requisito é ser aperfeiçoado (2 Co 13:9, 11). Não somos aperfeiçoados apenas para entender as verdades bíblicas ou as doutrinas. Nosso aperfeiçoamento é para bem desempenharmos o ministério que o Senhor nos comissionou (Ef 4:11-12; 1 Tm 1:12). Assim seremos preparados para governar com Cristo no mundo que há de vir.
Cada um de nós tem um ministério, e, ao longo das eras, Deus tem chamado várias pessoas para servi-Lo, designando-lhes ministérios. De um modo geral, o ministério tem três aspectos: o ministério da Palavra (At 6:4); o ministério dos serviços (v. 3), e o ministério de ofertas de riquezas materiais (2 Co 8:1-5). Em cada aspecto do ministério precisamos ser aperfeiçoados. Não nos preocupemos somente com o ministério da Palavra, mas também com o dos serviços e, igualmente, com o ministério de ofertas de riquezas materiais.
Hoje em dia os países da Europa e até os Estados Unidos estão passando por várias crises financeiras, porque os governantes e as autoridades dessas nações não souberam administrar bem suas riquezas. De igual modo, no mundo que há de vir, os que irão administrar os povos deverão ter sido aperfeiçoados na questão de administrar riquezas materiais. Tudo isso é muito prático.
Se temos sido aperfeiçoados nesses três aspectos do ministério, estaremos aptos não apenas para a edificação do corpo de Cristo hoje mas também para reinar no mundo que há de vir. Busquemos hoje participar ativamente no ministério de Cristo, e, assim, naquele dia, Ele reinará sobre as nações e nos levará a governá-Ias juntamente Consigo.