26 julho, 2011

M015Ter - Cortar os vínculos com o mundo

O ministério sacerdotal (Ex 19:24-25)
Semana 07 – Terça-feira
Leitura bíblica: 2 Co 1:9; Ap 5:9-10
Ler com oração:
[Jesus Cristo] se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai (011:4). Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele (1 Jo 2:15).
Cortar os vínculos com o mundo
Vimos ontem que o povo de Israel, por causa da vida fácil e do alimento abundante no Egito, acabou por se esquecer de Deus. Somente quando Faraó os oprimiu e tentou destruí-los - decretando a morte de toda criança hebreia do sexo masculino - foi que eles clamaram ao SENHOR.
Deus os ouviu e preparou Moisés para livrá-los. Isso, contudo, não foi algo simples e imediato. Primeiramente Moisés teve de passar quarenta anos no palácio de Faraó. Em seguida, viveu outros quarenta no deserto. Foi somente quando Moisés já se achava incapaz de fazer qualquer coisa pelos israelitas que Deus o chamou. Parecia contraditório: quando ele quis salvar o povo, tudo deu errado, porém, depois de quarenta anos no deserto, já velho, Deus vinha chamá-lo?! É que Deus sabia que, naquele momento, Moisés não mais confiaria em si, como disse Paulo aos coríntios: "Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos" (2 Co 1:9).
Moisés dirigiu-se a Faraó, mas este só deixou os israelitas partirem depois que dez terríveis pragas se abateram sobre seu povo, arruinando todo o seu império. A décima praga foi a morte dos primogênitos egípcios. Nem o filho de Faraó escapou. Isso mostra quão difícil é cortar os vínculos com o sistema maligno do mundo.
Antes de o SENHOR passar de casa em casa ferindo os primogênitos, Deus havia instruído os filhos de Israel de que, na véspera, matassem e comessem o cordeiro pascal, e se alimentassem de pães sem fermento e ervas amargas durante a noite. Essas ervas simbolizavam o sofrimento que eles haviam passado no Egito. .
A morte do cordeiro representa a obra redentora do Senhor Jesus por nós. Assim como outros livros da Bíblia, Apocalipse apresenta o Senhor Jesus como o Cordeiro de Deus. No capítulo 5, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos, prostrados diante do Senhor, entoam um cântico que diz: "Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra" (vs. 9-10).
Após a morte dos primogênitos egípcios, os filhos de Israel saíram em direção ao Mar Vermelho. Faraó, entretanto, rapidamente se arrependeu de tê-los deixado partir e saiu no encalço dos israelitas, que acabaram ficando encurralados entre o mar e o exército faraônico. Deus, por fim, abriu as águas, e Seu povo passou a pé seco. Ao tentar segui-los, Faraó e seu exército pereceram quando Deus fez as águas voltarem a seu curso normal.
O povo de Israel finalmente se libertara da opressão do império egípcio, que, como já vimos, representa as preocupações com os cuidados desta vida. Libertos do Egito, no deserto, quem cuidava das necessidades deles era Deus: o maná caía do céu, e a água fluía da rocha fendida.Ponto-chave: Não confiar em si mesmo, mas no Deus que ressuscita os mortos.
Meu ponto-chave:
Pergunta: De que aspecto do mundo você ainda precisa ser liberto?

M15SEG - JAMAIS SE ESQUECER DO SENHOR

O ministério sacerdotal (Ex 19:24-25)
Semana 07 – Segunda-feira
Leitura bíblica: Gn 2:1O-14; Jr 2:13; 1 Tm 6:9-1O
Ler com oração:
Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-Ia? (Lc 15:4).
Jamais se esquecer do Senhor
Como temos visto ao longo desta série do, Alimento Diário, o Senhor quer trabalhar em nós, Seus filhos, para um dia governarmos com Ele o mundo que há de vir. Ele deseja que Sua vida se expanda em nós, e isso requer que neguemos a nós mesmos no viver diário e que busquemos a Deus, invocando Seu nome em toda situação.
É também com esse objetivo que Deus nos está fazendo discorrer sobre pontos do Antigo Testamento que, de alguma maneira, têm relação conosco e com nosso viver. Já vimos que Satanás, o inimigo de Deus, usa o mundo de diferentes formas a fim de nos prender e impedir de servir ao Senhor: pode usurpar-nos por meio dos ídolos, pela escravidão do pecado ou com as preocupações desta vida. Porém damos graças ao Senhor, porque, como vimos na série anterior, Deus enviou rios que saíam do jardim do Éden para nos levar de volta a Ele, o manancial de águas vivas (Gn 2:10-14; Jr 2:13).
Com respeito às estratégias de Satanás para nos atingir, devemos prestar especial atenção às questões relacionadas ao sustento da vida. O próprio Senhor Jesus lançou um enérgico alerta em Lucas 21:34: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço". O dia do Senhor não tarda a vir, e, se estivermos com o coração entulhado de preocupações com esta vida, seremos pegos de surpresa e ficaremos envergonhados.
A história do povo de Israel é repleta de lições para as quais devemos atentar. Quando Jacó desceu ao Egito com seus filhos e respectivas famílias, eles se instalaram na melhor parte daquela terra, já que José era o governador ali.
Em situação de fartura, os filhos de Israel então viveram e se multiplicaram muito, tornando se um povo forte. Em contrapartida, foram esquecendo se de buscar a Deus e de depender Dele em seu viver. Esse é o risco que a vida confortável nos traz.
Satanás sabe que, se o mundo nos oprimir de modo direto, descaradamente, nossa reação vai ser pedir a intervenção de Deus, que nos ouvirá e nos livrará. Por isso uma estratégia que o diabo sempre usa é seduzir os cristãos para desejarem uma vida confortável e cheia de facilidades. Assim, pouco a pouco e cada vez mais, eles vão ficando ocupados com atividades e projetos pessoais, de modo que terminam por se afastar de seu Senhor (1 Tm 6:9-1O). É uma manobra sutil e ardilosa, por meio da qual muitos filhos de Deus têm sido enganados.
Mesmo tendo sido abençoados por Deus com uma boa condição financeira, um emprego satisfatório ou mesmo com um cargo profissional de destaque, jamais nos esqueçamos de invocar o nome do Senhor. Desse modo essas coisas não serão usadas pelo inimigo para nos usurpar de servir ao Senhor.
Precisamos ser os que invocam o nome do Senhor em todo lugar, não importando se a condição ao nosso redor é boa ou má. Invocar o Senhor, chamar por Ele, é a prática que nos tem salvado e guardado ao longo dos anos. Quando chamamos o Senhor - ainda que às vezes seja mais conveniente fazê-lo em voz baixa -, estamos dizendo a Ele que necessitamos de Sua presença, que não nos sentimos abastados ou satisfeitos, que Ele é a fonte de nossa subsistência.Ponto-chave: Invocar o nome do Senhor em todo lugar, independe temente da condição ao nosso redor.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Qual tem sido a estratégia atual do inimigo para que os cristãos se esqueçam de Deus?