26 maio, 2011

PREGAR A JUSTIÇA E AMAR OS IRMÃOS

Deus chama Abraão (Gn 12:1-4)
Semana 6 – Quinta-feira
Leitura bíblica: Gn 7:18; 9:1-7, 20-27; 2 Pe 2:5
Ler com oração: “Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3:14).
Pregar a justiça e amar os irmãos
Noé levou cem anos para construir a arca (Gn 5:32; 7:6). Por que demorou tanto? Podemos deduzir que Noé queria aproveitar o tempo para tentar salvar o povo de seus pecados, na expectativa de que, assim, Deus desistisse do dilúvio. É provável que, ao mesmo tempo em que construía a arca com seus três filhos, ele, como pregador da justiça, anunciasse o evangelho às pessoas, para que se arrependessem e deixassem o pecado (2 Pe 2:5).
Após cem anos, a construção da arca foi concluída, mas ninguém acolheu a pregação de Noé. Deus já não podia suportar a corrupção do gênero humano, de modo que orientou Noé a trazer pares de cada espécie de animal para a arca, além de nela entrar com toda a sua família. Então o dilúvio se iniciou: “Nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7:11-12).
A terra inteira foi inundada, e, dentre as pessoas, somente oito se salvaram do dilúvio: Noé e sua família. Todos os demais foram eliminados, inclusive os seres resultantes da mistura da raça humana com anjos caídos. Após isso, Deus firmou uma aliança com Noé e teve um novo começo com a humanidade.
Como descendente de Adão, Noé era lavrador e, depois de sair da arca, plantou uma vinha (9:20). A vinha produz uvas, e o suco da uva, fermentado, torna-se vinho. O erro de Noé foi embriagar-se, tomando vinho em excesso e pondo-se nu em sua tenda (v. 21).
Noé tinha três filhos: o primeiro era Sem; o segundo, Cam, e o terceiro, Jafé (6:10). Cam viu a nudez do pai e logo a fez saber a seus irmãos (9:22). Sem e Jafé não quiseram ver a nudez do pai; pelo contrário, tomaram uma capa, puseram-na sobre os ombros e, ambos com o rosto desviado, andando de costas, cobriram sua nudez (v. 23). Quando Noé soube do ocorrido, amaldiçoou o filho mais novo e sua descendência. Sem e Jafé, por sua vez, foram abençoados (vs. 25-27).
Que aprendamos essa lição essencial: ao ver o erro de algum irmão, não devemos expô-lo ao ridículo, nem mesmo promover curiosidade sobre as falhas alheias. O que devemos fazer é ajudar uns aos outros na comunhão, sob a luz de Deus, e amar os irmãos, porque o amor intenso cobre multidão de pecados (1 Jo 2:10; 1 Pe 4:8). Se agirmos assim, certamente seremos abençoados por Deus.Ponto-chave: Lutar para salvar o povo de seu pecado.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Por que Cam foi amaldiçoado por seu pai?