20 março, 2012

O pão vivo que desceu do céu.


Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá (Jo 6:57)

Jo 4:34; 6:10, 26-27, 35, 38, 48, 50-51, 55-56


No capítulo 6 do evangelho de João, ele mostra que o Senhor Jesus também é o pão da vida (v. 48). Nesse capítulo, Ele realizou o milagre da multiplicação dos pães para alimentar com fartura quase cinco mil homens (v. 10). O Senhor não fez isso para ser aclamado Rei pela multidão, pois Sua intenção era ensinar algo aos discípulos. Após a multiplicação dos pães, a multidão passou a ir atrás de Jesus, mas Ele sabia que a motivação dessa busca era apenas o alimento físico (v. 26). Por isso Ele disse: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo" (v. 27).
O Senhor ensinou a diferença entre trabalhar pela comida que perece e trabalhar pela que subsiste para a vida eterna. Por exemplo, quando muitos se tornam cristãos, são abençoados com riquezas materiais e prosperidade. Isso é bom, mas ainda se refere a coisas perecíveis deste mundo corruptível. Por outro lado, quando trabalhamos pela comida que subsiste para a vida eterna, estamos trabalhando pelo pão da vida, que é o próprio Senhor Jesus. Esse é o verdadeiro pão de Deus que desce do céu e dá vida ao mundo. O Senhor disse: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. [ ... ] Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou" (Jo 6:35, 38).
Quem se esforça somente pelo pão que perece, às vezes busca a Deus para obter o próprio desfrute e satisfação. Mesmo na igreja, isso pode ocorrer, quando nos acostumamos a olhar unicamente para nossos próprios interesses. Mas quem trabalha pela comida que subsiste para a vida eterna busca o pão da vida fazendo a vontade de Deus (4:34), que é dar vida eterna para todos. Por isso o alimento espiritual não deve ser retido. Precisamos distribuir esse pão vivo, que é a própria pessoa do Senhor.
Prosseguindo, o Senhor afirmou: "Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. [ ... ] Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele." (vs. 50-51, 55-56). Essa palavra foi cumprida pelo Senhor quando morreu na cruz, sendo partido para se tornar o nosso alimento, ou seja, a nossa porção da vida divina. Graças a Deus, a obra que o Senhor Jesus realizou na cruz nos permite hoje participar da natureza divina.
Vamos nos alimentar do pão vivo, relembrando tudo que o Senhor fez por nós na cruz, e transmitir esse alimento a outros, pregando o evangelho da vida.