26 dezembro, 2011

O homem necessita da Palavra de Deus.

Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4)Êx 30:23; Dt 8:9-1O; Jr 15:16; Mt 3:16; 4:1-4; 2 Co 1:21

Depois de o Senhor Jesus ter sido batizado por João Batista, os céus se abriram, e o Espírito de Deus desceu sobre Ele como pomba (Mt 3:16). Foi assim que Ele, pela unção do Espírito Santo, recebeu de Deus uma incumbência. Ser ungido é ser comissionado por Deus, e o Senhor Jesus foi comissionado para pregar o evangelho do reino.
Antes de iniciar Seu ministério, porém, Jesus foi tentado. É o que diz Mateus 4:1-3: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". Certamente, como Filho de Deus, o Senhor poderia transformar pedras em pães. Deus sempre alimentou Seu povo, até mesmo no Antigo Testamento, quando, no deserto, fez o maná cair do céu e, na boa terra de Canaã, prometeu aos filhos de Israel que nada lhes faltaria (Dt 8:9-10).

Jesus não se abalou e respondeu com muita sabedoria, pois não precisava mostrar esse tipo de milagre para o diabo. Ele venceu a tentação como Filho do Homem, declarando que não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4).

O pão realmente satisfaz a necessidade de alimento físico para o corpo, mas Deus quer nos mostrar que a necessidade do espírito humano é se alimentar da Palavra. Todo alimento físico é apenas uma figura para demonstrar a necessidade que temos de nos alimentar da Palavra de Deus. Se o alimento é importante para o corpo, a Palavra de Deus é de extrema importância para nós, e foi isso que o Senhor deixou claro em Sua resposta ao diabo (cf Jr 15:16). Em razão disso, o inimigo foi derrotado.