12 outubro, 2012
Refletindo...
O ministério neotestamentário provém do Espírito que dá vida.
Depois de haver ceado, tomou
também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue (1 Co
11:25).
O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da
letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co
3:6)
Êx 30:22-25; Mt 27:51; Lc
23:45; Hb 10:19-22
O ministério neotestamentário
iniciou-se com o Senhor Jesus ainda em carne e continuou depois de Sua morte e
ressurreição. Morrer e ressuscitar foi o modo pelo qual o Senhor se tornou o
Espírito que dá vida (1 Co 14:45b). Uma vez que o Senhor é o Espírito, quem O
toca, ganha vida. O Espírito que dá vida se refere ao Espírito Santo adicionado
ao processo pelo qual o Senhor passou em Sua encarnação, morte e ressurreição. O
Evangelho de João o chama de o Espírito da verdade, ou da realidade (Jo 14:17;
15:26; 16:13). O Espírito que dá vida inclui o Deus Triúno com Sua vida e obra.
Em certos trechos, a Bíblia simplesmente O chama de “o Espírito”.
Para compreender melhor o
Espírito que dá vida, ou simplesmente “o Espírito”, após a encarnação, morte e
ressurreição do Senhor, podemos usar como exemplo o óleo composto da unção do
Antigo Testamento, com o qual se ungiu o tabernáculo com seus móveis e
utensílios, Arão, seus filhos e suas vestes. De acordo com Êxodo 30:22-25, o
óleo da unção era formado por cinco elementos, que são o azeite de oliveira mais
quatro especiarias: mirra, cinamomo, cálamo e cássia. Na Bíblia, o número quatro
se refere à criatura, especialmente o homem, e o número um simboliza Deus.
Dentre as quatro especiarias, temos a mirra fluida, uma substância amarga usada
para embalsamar o corpo das pessoas após a morte e retardar sua decomposição. A
palavra mirra vem de um radical que quer dizer amargo. Ao ser
crucificado, o Senhor tomou o cálice da amargura em nosso favor (Mt 26:39, 42).
Mirra, portanto, se refere à morte do Senhor.
A segunda especiaria é o
cinamomo odoroso, uma planta que exala uma fragrância doce. Isso prefigura a
eficácia da morte do Senhor. A terceira é o cálamo, um junco ou haste que nasce
nos pântanos, ou seja, em águas mortas, paradas. Cálamo, portanto, prefigura a
ressurreição. Por fim, temos a cássia, erva usada como repelente de insetos e
serpentes, que simboliza a eficácia da ressurreição do Senhor. Recapitulando,
temos a mirra (morte), o cálamo (ressurreição), o cinamomo (eficácia da morte) e
a cássia (eficácia da ressurreição). Uma vez que o número quatro se refere à
criatura, ele refere-se também ao Senhor como o Primogênito da criação (Cl
1:15).
Falemos agora sobre o peso de
cada especiaria. Primeiro temos quinhentos siclos de mirra. Em segundo lugar,
temos duzentos e cinquenta siclos de cinamomo odoroso, isto é, a metade da
primeira especiaria. Em terceiro lugar, temos duzentos e cinquenta siclos de
cálamo e, por último, quinhentos siclos de cássia. Se tomarmos quinhentos siclos
como unidade básica, temos três unidades. Quinhentos siclos da primeira
especiaria (mirra); quinhentos siclos divididos em dois: duas especiarias de
duzentos e cinquenta siclos cada (cinamomo e cálamo); e quinhentos siclos da
terceira especiaria (cássia).
O número três simboliza o Deus
Triúno: Pai, Filho e Espírito. A primeira unidade é o Pai, a segunda, o Filho, e
a terceira, o Espírito. Porém a segunda unidade de quinhentos siclos, que
prefigura o Filho, foi dividida ao meio, indicando que Ele foi partido por nós
na cruz por nossos pecados. Na morte do Senhor, o véu do santuário que separava
o Santo Lugar do Santo dos Santos foi partido ao meio de alto a baixo (Mt 27:51;
Lc 23:45), o que indica que já não há separação entre Deus e nós. Podemos
achegar-nos com intrepidez ao Senhor no trono da graça (Hb 10:19-22). Aleluia!
Que bênção desfrutar, por meio do Espírito, de tudo o que o Deus Triúno é e
fez!
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