13 fevereiro, 2012

A ênfase do livro de mateus e a importância do arrependimento

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus (Mt 4:17)
Gn 1:26-28; Mt 3:2-3; Lc 1:41; Rm 8:6; Hb 2:5-8

Na série do Alimento Diário do semestre passado foi abordado o tema "Por que Deus criou o homem?". Com base em Gênesis 1:26, 28, vimos que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para que o homem crescesse em vida e exercesse domínio sobre a terra, retirando-a da sujeição de Satanás (Hb 2:5). Deus seria o conteúdo do homem, e este, pleno da vida de Deus, governaria o mundo que há de vir (vs. 6-8).
Muitos se lembram de quando estudamos o livro de Mateus, com o objetivo, naquela ocasião, de enfatizar a igreja. Desta feita, estamos abordando a importância do reino dos céus, tema principal desse evangelho, em cujo início o Senhor Jesus nos diz: ''Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (4:17). O primeiro a pregar isso foi João Batista, o precursor do Rei do reino dos céus (3:2). Deus lhe havia revelado que os homens precisavam se arrepender de seus pecados, pois Seu reino estava próximo. Ainda no ventre materno, quando sua mãe se encontrou com Maria, ele pressentiu que estava diante do Rei que havia de vir (Lc 1:41).

João Batista foi enviado adiante do Senhor Jesus, e sua comissão era conclamar as pessoas a que preparassem o caminho do Senhor e endireitassem Suas veredas, para que o Rei do reino dos céus pudesse passar e entrar no coração delas (Mt 3:3). Ele veio trazer o batismo de arrependimento. Arrependimento significa mudança de mente, a parte que lidera a alma. Para haver essa mudança na mente, gerada pelo arrependimento, é necessário negar a vida da alma. Era como se João Batista dissesse: "Não fiquem mais em seus vãos pensamentos, velhos conceitos, governados por suas velhas tradições; suas mentes precisam ser renovadas".

Temos visto que o maior impedimento para o avanço da obra de Deus e de Sua vontade é a vida da alma. Por isso é que João Batista veio pregar a mudança de mente.

O capítulo 8 do livro de Romanos confirma que a mente é a parte líder da alma. Quando a mente se inclina para algo, a alma toda acompanha o movimento. Se sua mente pende para a carne, então todo o seu ser vai para a carne, para o pecado, para a morte espiritual; mas, se sua mente é colocada no espírito, você obtém vida e paz. Que é negar a vida da alma? É mudar de mente, negar a si mesmo para voltar à presença de Deus.