Cuidado
que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas,
conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não
segundo Cristo (Cl 2:8).
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua
nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como
aos teus ouvintes (1 Tm 4:16)
Mt 4:4; 13:33; Ap 2:18-29
A
quarta igreja de Apocalipse 2-3, a igreja em Tiatira (vs. 18-29),
corresponde à parábola da mulher que colocou fermento nas três medidas
de farinha: “Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao
fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha,
até ficar tudo levedado” (Mt 13:33). A função do fermento é fazer a
massa crescer e deixar o pão macio para ser ingerido. Um pão sem
fermento, isto é, asmo, é mais difícil de ingerir.
As três medidas
de farinha se referem ao Deus Triúno como suprimento de vida, segundo a
pura palavra de Deus (cf. Gn 18:6; Lv 5:11). O fermento está relacionado
aos ensinamentos e doutrinas errôneos (Mt 16:12; Gl 5:9) ou a pecados
(1 Co 5:8). A mulher aqui se refere a Jezabel, e o fermento que levedou
toda a massa são seus ensinamentos que induziram os servos de Deus a
praticar a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos ídolos (Ap
2:20; 1 Rs 16:31; 18:4; 21:25; 2 Rs 9:22).
Quando o fermento
entrou, isto é, quando muitas doutrinas pagãs e até demoníacas foram
introduzidas na igreja, especialmente na idade média, trouxe
anormalidade. Esses ensinamentos fizeram com que a igreja crescesse e se
expandisse rapidamente, pois as várias doutrinas e práticas pagãs
tornaram a Palavra mais agradável aos povos, que assim não precisavam
deixar suas práticas pagãs ao se converterem ao cristianismo. Além
disso, foi introduzido o ensinamento sobre adorar Maria, e sutilmente o
nome do Senhor Jesus foi deixado de lado, parou de ser invocado.
O pão que nós
comemos tem de ser asmo, sem fermento, isto é, a palavra que falamos
deve ser pura, sem mistura. Não devemos inserir filosofias, conceitos ou
tradições de homens para deixar a Palavra mais agradável aos ouvidos
das pessoas. Embora muitas vezes a palavra pura do Senhor seja de
difícil assimilação, ainda assim devemos tomá-la no espírito, com
oração, pois ela é alimento para nós e por ela devemos viver (cf. Mt
4:4).