18 janeiro, 2012

Sabor, consolo e alento na palavra

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (CI 4:6)
Lv 2:13; Mt 5:13-14; Mc 9:50; Lc 14:34; 2 Co 3:17; Cl 4:6

O terceiro requisito para reinarmos com Cristo é ser o sal da terra. Em Mateus, o Senhor disse a Seus discípulos que eles deveriam ser o sal da terra e a luz do mundo (5:13-14). O sal, além de matar os germes, conservando os alimentos, dá sabor. Isso diz respeito ao que os discípulos deveriam praticar, dando um testemunho que preserva as pessoas dos efeitos da corrupção do mundo, trazendo-lhes sabor, consolo e alento por meio do ensinamento saudável da palavra do ministério. Quem age dessa maneira está se preparando para governar com Cristo no mundo que há de vir.
Portanto ser o sal da terra não é apenas atuar como germicida, como quem se utiliza da Palavra de Deus para exortar os outros, corrigindo-lhes os erros. O mais importante efeito do sal é temperar e dar sabor. Isso deve ser feito com moderação, pois sal de mais na comida a deixa com sabor insuportável e prejudica a saúde, mas o alimento insosso também não satisfaz aqueles que são servidos. O sal precisa ser ministrado na medida certa e proporcional à situação com que lidamos (Mc 9:50).

Ao apascentarmos os irmãos, devemos atuar como o sal da terra, não como quem exerce autoridade sobre eles, sendo excessivamente "salgados" ao corrigi-los, nem liberal a ponto de deixar de exortá-Ios nas situações em que isso se fizer necessário. Precisamos agir com bom senso e moderação, para não trazer prejuízo ao Corpo de Cristo com nossas atitudes, nem sermos omissos, mas zelar pela edificação (CI 4:6). Ao alimentar nossos conservos, devemos ministrar-lhes a porção adequada, a seu tempo (Lc 12:42). Devemos apascentar aqueles que o Senhor nos confiou com amor, pregando-lhes o evangelho da vida, ajudando as pessoas não apenas com a salvação mas também lhes mostrando o caminho para crescerem e amadurecerem na vida divina.

Precisamos aprender a dosar o "sal" em nossas palavras, para não prejudicar aqueles de quem cuidamos, ministrando a eles o amor do Senhor e proporcionando um ambiente saudável onde desfrutem da liberdade do Espírito (2 Co 3:17).