07 março, 2012

PORQUE PROMOVEMOS A FÉ?

POR QUE A FÉ VEM PELO OUVIR...

A verdadeira comida.


Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6:33). Quem de mim se alimenta por mim viverá (Jo 6:57b). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63)
Jo 1:14; 14:16-18; 1 Co 15:45

Segundo o Evangelho de João, após o Senhor Jesus realizar a multiplicação dos pães e peixes, vendo que muitos O seguiam, lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes" (6:26). E completou: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo" (v. 27).
Então os discípulos do Senhor pediram que lhes desse sempre daquele pão, ao que lhes respondeu: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes" (vs. 35-36).
Vemos, desse modo, que desde o início o Senhor já havia explicado a razão de ter alimentado as multidões, mas os discípulos, até aquele momento, só tinham visto o aspecto físico do milagre. Eles viram Jesus multiplicando cinco pães e dois peixes para alimentar toda aquela multidão, mas não entenderam o real significado espiritual daquele ato.
Muito tempo depois, João, em sua maturidade, sensível ao Espírito da realidade, se lembrou das palavras e atos do Senhor e escreveu o seu evangelho com tantos detalhes importantes que não encontramos em outros evangelhos.
O apóstolo João esteve preso no cárcere por vinte anos, onde teve a oportunidade de negar a si mesmo e aprender a viver no espírito. Dessa forma, Deus o usou de uma maneira muito intensa. Ele escreveu o livro de Apocalipse e, quando liberto, ajudou a igreja em Éfeso, que se encontrava numa condição degradada (2 Tm 3), a praticar as palavras que Paulo havia transmitido a ela.
Dentre as diversas revelações que teve, João se recordou que o Senhor havia dito que Ele, Jesus, iria para o Pai e o Espírito da realidade viria da parte do Pai para Seus discípulos. Dessa maneira, tanto o Pai como o Filho poderiam estar para sempre conosco por meio do Espírito. O Pai encarnou-se no Filho, e o Filho tornou-se o Espírito da realidade, o Espírito vivificante, a fim de habitar em nós e nos suprir com Sua vida (Jo 1:14; 14:16-18; 1 Co 15:45). Ele é o verdadeiro pão que desceu do céu para dar vida ao mundo (Jo 6:33), e quem comer esse pão viverá eternamente (v. 58).
Assim, vemos que a multiplicação dos pães e peixes não é meramente uma questão de um grande milagre realizado por Jesus para a humanidade. O Senhor queria mostrar que devemos trabalhar pela verdadeira comida que subsiste para a vida eterna, isto é, Sua Palavra. Somente quando nos alimentamos do Espírito que há em Sua Palavra, podemos ter vida, viver por meio Dele e fazer Sua vontade (Jo 6:57,63).

Quem irá alimentar a grande multidão?

Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer (Mt 14:16)

Mt 14:15-21; Mc 6:40



Após a morte de João Batista, o Senhor Jesus realizou o milagre da multiplicação de pães e peixes, com os quais alimentou grande multidão que O seguia. Ele saciou cinco mil pessoas a partir de cinco pães e dois peixes. Além de todos comerem a se fartarem, ainda sobraram doze cestos cheios (Mt 14:19-20).
O Senhor Jesus sempre aproveitava as situações corriqueiras do dia a dia para aperfeiçoar Seus discípulos. Nessa ocasião, eles sugeriram ao Senhor que despedisse a multidão para que fossem pelas aldeias e comprassem para si o que comer. Ao que Ele respondeu: "Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer" (v. 16). Como eles poderiam alimentar tanta gente? Como alimentar uma grande multidão se só tinham cinco pães e dois peixes?
Jesus, então, pediu que Lhe trouxessem o que tinham e lhes ordenou que fizessem o povo sentar-se em grupos sobre a relva. "E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta" (Mc 6:40).
Isso é uma grande lição para todos nós! O Senhor Jesus ensinava e aperfeiçoava Seus discípulos a fim de aprenderem a cuidar de muita gente. Vemos aqui o aperfeiçoamento quanto a administrar uma situação especial. Nós também precisamos aprender a administrar com dedicação os assuntos da igreja para que, no mundo que há de vir, estejamos aptos a reinar com Cristo.
O milagre da multiplicação de pães e peixes não foi apenas mais um milagre realizado pelo Senhor. Seu significado é muito profundo e nos foi revelado pelo apóstolo João no capítulo 6 de seu evangelho. Isso é o que veremos amanhã.