16 março, 2012

O sangue e a água

Um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais (Jo 19:34-35)

Mt 26:56; Lc 23:49; Jo 19:25-27,30; Hb 8:12; 1 Jo 1:9

Outro fato relacionado à morte do Senhor Jesus está ligado à sequência dos acontecimentos desde quando Ele foi preso até ser crucificado.
Depois de ser preso, todos os discípulos de Jesus fugiram e, por estarem com medo dos soldados, ficaram observando todas as coisas de longe (Mt 26:56; Lc 23:49). O apóstolo João, entretanto, porque era parente do sumo sacerdote, não teve nenhum impedimento de acompanhar o Senhor durante todo o tempo, desde Sua prisão até depois de Sua morte. João viu a crucificação do Senhor Jesus de perto.

Junto à cruz havia muitas mulheres presentes, inclusive a mãe de Jesus, e também o apóstolo João. Em um determinado momento, o Senhor Jesus falou com Sua mãe sobre ele: "Mulher, eis o teu filho". Depois o Senhor se voltou para João e disse: "Eis a tua mãe". Isso mostra quão perto João estava do Senhor a fim de ver Seus olhos e ouvir Sua voz indicando o que o Senhor queria (Jo 19:25-27). Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, inclinando a cabeça, rendeu o espírito (v. 30).

Então os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com Ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não Lhe quebraram as pernas.

Um dos soldados, então, pegou uma lança e Lhe abriu o lado, de onde logo saiu sangue e água (v. 34). O sangue tem a função de nos purificar os pecados. Todos os pecados que você já cometeu no passado, o sangue de Cristo é capaz de limpar. Desse modo, toda vez que confessamos nossos pecados a Deus, Ele nos perdoa e se esquece dos nossos pecados. O sangue de Jesus, o Filho de Deus, nos torna limpos, purificados e lavados (Hb 8:12; 1 Jo 1:9). Graças ao Senhor!

O ferimento no lado do Senhor provavelmente atingiu um grande vaso sanguíneo, de onde então saiu muito sangue. Talvez Mateus, Pedro e os outros tenham visto o sangue de longe, mas só João, porque estava perto, viu que do lado de Jesus também saiu água. Por ser incolor, a água poderia ser vista somente por quem estava bem próximo. A água representa a vida divina e eterna que foi liberada e fluiu de Jesus para nós. Assim, João viu que a morte do Senhor não apenas resolveu o problema dos nossos pecados, mas também permitiu que a vida de Deus fosse dada a todo o que Nele crê. Aleluia!