24 janeiro, 2012

Ser o sal que tempera e dá sabor

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4:6)
Mt 5:3,13-16; Rm 12:8-10; Ef 4:1-2

Como vimos ontem, os capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus trazem as condições dadas pelo Senhor Jesus para aqueles que reinarão com Ele por mil anos na era vindoura. A primeira delas diz respeito a negar a vida da alma (Mt 16:24): "Bem aventurados os humildes em espírito, porque deles é o reino dos céus" (5:3). Ser humilde - ou pobre - em espírito significa ter um espírito esvaziado, o que é resultado de negar a si mesmo. Quem se nega é bem-aventurado, porque dele é o reino dos céus.
As demais oito bem-aventuranças mostram como devemos ser e proceder hoje. Em outras palavras, Deus estabeleceu um padrão para o viver dos que irão reinar com Cristo no reino vindouro.

Nos versículos 13 a 16 lemos: "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". Devemos ser o sal da terra e a luz do mundo. Uma das funções do sal é ser bactericida, preservando o alimento por mais tempo. Outra função é temperar os alimentos.

O sal em excesso não é bom. Semelhantemente, ao apascentar as pessoas, jamais devemos exagerar na "quantidade de sal", mas tomar cuidado para não sermos muito duros ao corrigir, exortar ou repreender os irmãos.

Precisamos aprender a "temperar" na medida certa, para "dar sabor" a nosso viver coletivo com outros irmãos e com as pessoas ao redor (CI 4:6). Devemos aprender a ser mansos e pacientes (Rm 12:8-10; Ef 4:1-2). Se não tivermos esse tipo de atitude, nossa vida não terá sabor adequado.

Para que um dia reinemos com o Senhor Jesus na manifestação do reino dos céus, não sejamos como o sal em excesso nos alimentos, mas adequados, agindo na medida certa, dispensando sempre a vida divina no relacionamento com as pessoas. Se você, na igreja, é aquele que sempre aponta os erros dos irmãos, isso não está bem. Você deve aprender a ter "sal" na dose exata, para que os que estão sob sua supervisão desfrutem sempre o sabor da vida de Deus em suas palavras.