28 janeiro, 2012

Ruminar a Palavra para extrair mais vida

Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas (Fp 3:1).

Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas (2 Tm 2:7)
Ef 6:17-18

O Senhor tem uma necessidade significativa de pessoas para pregar o evangelho, porque a seara é grande. Por isso Ele tem nos despertado a encorajar mais irmãos a fazerem o CEAPE e a se tornarem colportores, promovendo a palavra escrita a fim de que mais pessoas desfrutem o Senhor, ganhem revelação de Sua Palavra e busquem Seu reino.
Os ceapistas têm um papel fundamental ao visitar as pessoas: eles as ensinam a usar os livros, ajudando-as especialmente a ruminar a palavra que leem. E não apenas isso: eles têm a preocupação de revisitá-las e ajudá-las a praticar a palavra que leram.
O livro de Levítico menciona, no capítulo 11, a lei a respeito dos animais, para que se soubesse fazer diferença entre os imundos e os limpos. Os animais limpos são aqueles que ruminam o alimento. Sabemos que o boi e a ovelha, por serem animais ruminantes, absorvem mais nutrientes dos alimentos para seu organismo.
Com respeito ao alimento espiritual, temos de ser como esses animais ruminantes: ter a prática de "ruminar" sempre a Palavra de Deus. Ou seja, não devemos ler a Bíblia rapidamente para ganhar conhecimento de algum assunto, mas sim tomá-Ia com toda oração (Ef 6:17-18). Nunca diga ou pense: "De novo vamos ver este assunto ou porção da Palavra!?", pois somente os animais imundos não conseguem ruminar o alimento. Pelo "ruminar" da Palavra do Senhor, o Espírito sempre tem algo novo a nos revelar! Por isso jamais devemos achar que essa prática é uma coisa enfadonha a ser feita.

A prática da pregação do evangelho

Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas (Lc 9:2-3)
Mt 9:35; 10:1,7

Vimos ontem que, após o Senhor mostrar as condições necessárias para o viver daqueles que desejam reinar com Ele em Seu reino vindouro, e estando todos maravilhados de Sua doutrina, desceu do monte para pregar o evangelho do reino e curar os enfermos (Mt 9:35). Ao ver as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas 'que não têm pastor (v. 36), e, diante da grande necessidade, dirigiu-se a Seus discípulos, dizendo-lhes para rogar ao Senhor da seara a fim de que Ele enviasse trabalhadores para trabalhar na seara. Logo depois, Ele escolheu doze dentre Seus discípulos e os enviou a pregar o evangelho (10:1, 7).
Ao longo dos anos, temos tido várias experiências com respeito à pregação do evangelho. Sabemos que essa é a grande necessidade do Senhor para toda a terra: salvar pessoas e levá-Ias ao crescimento espiritual. De início saímos a pregar para amigos, de casa em casa, mas, diante da imensidão da América do Sul, sentíamos a necessidade de uma estratégia mais eficaz.
Começamos, então, a encorajar os irmãos a pregar o evangelho vendendo livros de conteúdo bíblico a fim de que as pessoas pudessem compreender mais facilmente a Palavra, e, assim, o Senhor as ganharia mais rapidamente. No começo, contribuíamos para os irmãos que tinham essa disposição, ajudando-os em seu suprimento diário, mas vimos que isso, na prática, não os motivava a depender completamente do Senhor. Contudo, pouco a pouco, o Senhor foi aperfeiçoando nossa maneira de atuação. Foi então que o Senhor nos mostrou que precisávamos dos Centros de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho, os CEAPEs, para formação de colportores!
Pregar ou evangelizar é fluir a vida de Deus de nosso interior. Por isso os CEAPEs não se destinam a ensinar técnicas de evangelização. Pelo contrário, procuramos dar ênfase primeiramente à pessoa, ao ceapista. Se uma pessoa não é adequada, crescida em vida, mesmo que tenha habilidades técnicas para pregar o evangelho, o resultado final não será muito eficaz.
Louvamos ao Senhor por nos revelar maneiras mais produtivas de pregar o evangelho do reino. Em Lucas 9:3, o Senhor Jesus, ao enviar Seus discípulos a pregar o evangelho, disse-lhes: "Nada leveis para o caminho: nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem deveis ter duas túnicas". Seguindo esse modelo, encorajamos os ceapistas e colportores a sair para contatar pessoas, dependendo exclusivamente do Senhor. Esse tipo de ajuda é muito importante para o crescimento espiritual de cada um.