30 novembro, 2012

A vida moderna


 
 
 
A evolução social e o modernismo têm contagiado homens e mulheres, que, cada vez mais, moldam-se aos padrões de comportamento e de relacionamento ditados pela mídia e pela própria sociedade. O consumismo e o individualismo atingem os casais modernos e neles imprimem sua nota.
O marido acorda cedo, às vezes mais cedo que a mulher, e sai para o dia inteiro de trabalho.
Almoça fora, pois o tempo não lhe permite estar em casa com a família.

A mulher, que conquistou seu espaço no mercado de trabalho no século XX, sai igualmente para a labuta, da qual não pode abrir mão, sob pena de comprometer o orçamento doméstico.
Os filhos, que “precisam” ser preparados para o futuro, são cada vez mais “treinados” em escolas com técnicas pós-modernas de pedagogia, pela manhã e, à tarde, fazem aula de judô, natação, inglês, espanhol etc. Nossos filhos são colocados em centros de ensino até para aprender a jogar bola, pasmem!


Então, quando o dia acaba, o marido chega em casa e se vê no direito de assistir a um pouco do telejornal. O jantar se faz na sala mesmo, em frente ao televisor. Depois do telejornal do marido, é a vez da novela da esposa. Os filhos fazem a tarefa escolar ou jogam videogame no computador. Eis a vida moderna.
O que poucos sabem é que essa vida moderna já existe há pelo menos 6.000 anos! A Bíblia apresenta, em Gênesis, capítulo 4, a partir do versículo 17, a descendência de Caim. Ali, podemos ver um homem que tinha duas mulheres (Lameque, casado com Ada e Zilá – versículo 19) e quatro filhos: Jabal, que se preocupava com o sustento (ele possuía rebanhos – versículo 20); Jubal, que buscava alegria (foi o inventor dos instrumentos musicais – versículo 21); Tubalcaim, que não se sentia mais seguro (ele fabricava armas – versículo 22); e Naamá, a única filha, que perdeu a beleza interior( o seu nome significa “aquela que se embeleza” – versículo 22).
Assim, o padrão familiar de um marido com duas mulheres, com filhos absolutamente distantes um do outro, que só se preocupam em ganhar dinheiro, diversão, violência e aparência exterior, tido como um mal moderno, em verdade, iniciou-se muito antes.
Mas o que Deus tem preparado para aqueles que o buscam com sinceridade? Seria a família moderna da atualidade? Não! O que Ele tem para os que O temem é a família abençoada da eternidade!
O Salmo 128 nos mostra essa família: “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e tudo te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.”
O mais importante, caro leitor, é que esse padrão familiar está a nosso alcance. Não precisamos nos espelhar numa sociedade que acha que é moderna, mas que, em verdade, está decadente. Precisamos é olhar para a Palavra de Deus e nela buscar nosso padrão familiar. Jesus é nosso Senhor!



Acesse o Artigo Original: http://www.igrejaemfabriciano.com.br/2012/03/vida-moderna-evolucao-social-e-o.html#ixzz2DhS1YCGw

Refletindo...

Vida
 
 
Não podemos dar aos outros o que não temos. Se temos vida, podemos dar vida a outrem. Se o que temos são somente pensamentos, podemos somente dar pensamentos às pessoas. Se não tivermos a experiência da crucificação em nossa vida, se não tivermos a experiência de morrer juntamente com o Senhor vencendo o pecado e o ego, se não tivermos a experiência de tomar a cruz e seguir ao Senhor para sofrer por Ele, e se não apenas conhecermos a palavra da cruz a partir dos escritos e da boca de outros e, no entanto, não tivermos nós mesmos a experiência, certamente não poderemos dar vida às pessoas. Poderemos somente dar teorias da vida da cruz às pessoas. Somente quando somos transformados pela cruz e quando recebemos a vida e o espírito da cruz podemos dispensar a cruz aos outros. A cruz deveria, diariamente, efetuar uma obra mais profunda em nossa vida de modo a podermos ter experiências sólidas do sofrimento e da vitória da cruz. Aos pregarmos, nossa vida fluirá espontaneamente por intermédio de nossas palavras, e o Espírito derramará Sua vida através da nossa vida para saciar os sedentos – os ouvintes. As idéias podem alcançar somente o cérebro do homem; elas resultam apenas em mais pensamentos para seu cérebro. Somente a vida pode alcançar o espírito do homem, e o resultado é que o espírito do homem recebe tanto uma vida regenerada como uma vida mais abundante.

O pensamento, palavras, eloqüência e teorias do homem podem somente incitar e alcançar a alma do homem, pois eles podem somente estimular a motivação, a emoção, a mente e a vontade do homem. Somente a vida pode alcançar o espírito do homem. Todo o trabalho do Espírito Santo está em nosso espírito (Rm 8:16; Ef 3:16). Somente quando estamos na experiência do espírito, fluindo a vida de nosso espírito, o Espírito Santo pode derramar Sua vida para o espírito de outros por nosso intermédio. Assim sendo, é a coisa mais inútil salvar os pecadores e edificar os santos pela própria mente, eloqüência e teoria do homem. Embora o que alguém fale possa ser muito persuasivo exteriormente, devemos saber que o Espírito Santo não está cooperando com ele. O Espírito Santo não está por detrás de suas palavras e não está trabalhando com ele por intermédio da Sua autoridade e poder. Os ouvintes apenas ouvem suas palavras; não há mudança alguma na vida deles. Apesar de algumas vezes fazerem votos e resoluções, estes são apenas estímulos em sua alma. Não há vida atrás de suas palavras. Como resultado, não existe o poder para que ganhem o que eles ainda não obtiveram. Onde há vida, há poder. Nas questões espirituais, não haverá poder se não houver vida. Portanto, se você não permite que o Espírito Santo derrame Sua vida por intermédio da sua vida para o espírito de outros, estes não terão a vida do Espírito Santo e não terão o poder para praticar aquilo que você prega. O que buscamos não é eloqüência, mas o poder do Espírito Santo. Que o Espírito de Deus possa fazer-nos compreender que pensamentos podem somente alcançar a alma do homem, e que apenas a vida pode fluir para o espírito do homem.

A vida a que nos referimos aqui é a experiência da palavra de Deus em nossa vida e a experiência da mensagem que pregamos. A vida da cruz é a vida do Senhor Jesus. Deveríamos primeiro testar nossa mensagem por meio da nossa experiência. A doutrina que entendemos é somente uma doutrina. Deveríamos deixar primeiro a doutrina trabalhar em nós de modo que a doutrina que entendemos se torne parte da nossa vida e parte dos elementos vitais de nosso viver diário, e não mais se torne somente doutrina, mas a vida de nossa vida. É como o alimento que comemos tornando-se a carne da nossa carne e osso dos nossos ossos. Assim, tornamo-nos uma doutrina viva. Dessa maneira, a palavra que pregamos não é mais apenas uma teoria que conhecemos, mas nossa própria vida real. Isso é o que a Bíblia quer dizer com “praticantes da palavra” (Tg 1:22). Frequentemente entendemos mal a palavra “praticantes”. Achamos que “praticantes” são os que dão o melhor de si para seguir a palavra que ouvem e entendem. Entretanto, isso não é o “praticar” na Bíblia. É verdade que devemos tomar a decisão de praticar o que ouvimos, mas o “praticar” na Bíblia não é o “praticar” com a própria força da pessoa. Antes, é permitir que o Espírito Santo viva a partir da vida da pessoa, a palavra que ela conhece. Isso é um tipo de viver, não um tipo de obra. Se existir viver, espontaneamente haverá a obra. Fazer algumas obras esporádicas não é o “praticar” descrito na Bíblia. Deveríamos cooperar com o Espírito Santo em nossa vida por meio da nossa vontade a fim de podermos, experiencialmente, viver o que conhecemos. Dessa maneira estaremos aptos a dispensar vida a outros.

Saberemos que exemplo seguir se olharmos para o Senhor Jesus Cristo. Ele disse: “Assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3:14-15) e “E eu, quando for levantado da terra, atrairei a todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer” (Jo 12:32-33). O Senhor Jesus teve de ser crucificado antes que pudesse atrair todos a Si mesmo e dispensar a vida espiritual a outros. Ele mesmo teve de morrer primeiro, experimentar a cruz primeiro e ter o operar da cruz interiormente e exteriormente, fazendo Dele um homem crucificado em realidade primeiro, antes que pudesse ter o poder de atrair todos para Si. O discípulo não está acima do Seu mestre. Se o nosso Senhor teve de ser levantado antes de poder atrair a todos a Si mesmo, não deveríamos nós, que levantamos o Senhor Jesus crucificado, sermos nós mesmos levantados e crucificados antes de podermos atrair as pessoas para o Senhor? A fim de que o Senhor Jesus dispensasse vida espiritual a outros, Ele teve de ser levantado na cruz. Da mesma maneira, se desejamos dispensar a vida espiritual a outros, também precisamos ser levantados na cruz. Somente então o Espírito Santo derramará Sua vida por meio de nós. A fonte da vida provém do dispensar da vida a outros por intermédio da cruz. Não deveria também o canal da vida provir do dispensar da vida a outros por meio da cruz?


Trecho retirado do livro "A Cruz" de Watchman Nee.

O ensinamento vivo dado pelo Senhor Jesus.


Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (Jo 21:25)


Mt 16:13-19; 1 Co 10:4

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe
O Senhor chamou doze principais discípulos para acompanhá-Lo e os tornou apóstolos. Ele utilizava as circunstâncias que surgiam em seu dia a dia para ensiná-los. Dessa forma, o Senhor aproveitava cada situação que se lhes apresentava para ensinar lições e falar a Palavra de Deus aos que O seguiam.

O Senhor não utilizou um método acadêmico para alcançar os discípulos, mesmo porque a maioria deles era iletrada e inculta, incapaz de assimilar teorias. Ademais, o Senhor não tinha a intenção de criar uma escola. Ele tampouco lhes deu um treinamento militar, pois não pretendia formar um exército. Seu ensino era vivo, baseado nas situações práticas que eles enfrentavam em cada lugar por onde pregavam o evangelho. Durante os três anos e meio de Seu ministério terreno, o Senhor ensinou lições de fé, de humildade, de amar e servir a Deus acima de todas as coisas e de amar e servir ao próximo. Isso Ele ensinava ao lidar com os diversos tipos de pessoas que O procuravam e ao resolver várias espécies de problemas.

Dentre os doze apóstolos, Pedro se destacava. Ele tomava a dianteira dos demais para fazer observações e manifestar sua opinião. Em certa ocasião, o Senhor levou os doze apóstolos a um lugar chamado Cesareia de Filipe. Ali o ambiente não era influenciado pela esfera tradicional de religião que existia em Jerusalém. Deus precisava de uma atmosfera assim, límpida e livre da tradição religiosa, para conceder a importantíssima revelação com respeito a Seu Filho.

Nesse lugar, o Senhor perguntou a Seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt 16:13b). Os discípulos não ousavam ou não sabiam dizer, mesmo após terem convivido com o Senhor Jesus por quase três anos e meio. Mas Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16b). Ao que o Senhor afirmou: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (v. 17).

Sendo um simples pescador, Pedro, sozinho, não teria condições de responder àquela importante pergunta do Senhor. Mas, nessa situação, Ele recebeu diretamente de Deus Pai a revelação sobre quem era o Senhor Jesus. Quando Pedro reconheceu Jesus como Filho do Deus vivo, foi-lhe revelado que Ele é Aquele que tem a vida divina. Quando reconheceu Jesus como Cristo, foi-lhe revelado que Ele recebeu uma comissão, um ministério, para realizar a obra de Deus.

Após essa revelação, o Senhor lhe disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (vs. 18-19). De acordo com a Palavra, a pedra, a rocha sobre a qual a igreja é edificada não é Pedro, mas o próprio Cristo (1 Co 10:4).





Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan

Seguir o Senhor e amá-Lo acima de tudo.

Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa, achá-la-á (Mt 10:38-39)

 
 
Mt 6:33;10:7, 37-39; Mc 10:29-30; Lc 9:23
 

Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe
 
O Senhor percorreu várias cidades e povoados, curando e chamando pessoas em razão da necessidade do reino vindouro. Dentre tantos discípulos que O seguiam, o Senhor escolheu doze apóstolos. Os primeiros a serem chamados foram Pedro e André, Tiago e João. Depois, Ele convocou Mateus e os outros. O Senhor os orientou a pregar o evangelho do reino, anunciando que o reino dos céus estava próximo (Mt 10:7).

Ao final dessa orientação, o Senhor apresentou as dificuldades a serem enfrentadas por aqueles que O seguem. Leiamos Mateus 10:37-39: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”.

O Senhor preparou Seus discípulos para sofrerem perdas por causa do reino, e hoje Ele também nos prepara para isso. A fim de fazermos a vontade de Deus, é exigido de nós que tomemos a cruz dia a dia, seguindo o Senhor (Lc 9:23). Na verdade, sabemos que nossa maior dificuldade é renunciar a vida da alma. Mas, se, por causa do reino, abrimos mão do ego e suas opiniões, ganhamos a verdadeira vida.

Além disso, quando decidimos seguir o Senhor, é normal enfrentarmos perseguições e sofrermos perdas. Diante da luz do Senhor, cada um de nós percebe aquilo de que precisa abrir mão para segui-Lo (Mc 10:29-30). Não devemos amar nossa família e nossos interesses mais do que o Senhor, e sim amá-Lo acima de todas as coisas e buscar em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça (Mt 6:33). Vamos seguir ao Senhor sem reservas, cientes de que, se formos fiéis a Ele, receberemos, ao final, a recompensa do reino.



Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan