20 maio, 2012

Refletindo...

A grande influência da língua

Tiago 3 compara a língua ao freio de um cavalo no versículo 3, ao leme de um navio no versículo 4 e a um pequeno fogo no versículo 5. Pequeno como um freio, ou um leme, ou uma centelha, todavia a língua pode exercer grande influência. No versículo 6, mais adiante diz: “ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno.“ Realmente a língua é um mundo de iniqüidade, um mundo em si mesma. Se a língua de um cristão não for especialmente tratada, ela ainda vai acender o fogo do inferno e espalhar morte por toda a parte.

Quão sério é isso: ”põe em chamas toda a carreira da existência humana.” A vida é semelhante a uma roda que gira, sendo a língua o fogo que incendeia essa roda. Muitas obras da carne surgem à tona desta maneira. O temperamento do homem, sua ira e sua carne são incendiados pela língua e isto é fogo proveniente do inferno. Quantas vezes as coisas são inflamadas por causa de palavras faladas por um filho de Deus. A língua é verdadeiramente um fogo, é mundo de iniqüidade.

Portanto, vamos aprender a falar menos: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente” (Pv 10:19). O livro de Provérbios nos persuade a refrearmos de falar muito. Somente os tolos são abundantes em palavras. Quanto mais tola é uma pessoa, mais ela fala. Pessoas disciplinadas, entretanto, são firmes e de poucas palavras.

No versículo 7 do capítulo 3 do livro de Tiago 3:7 nos diz que toda a espécie de criatura vivente é domada pela humanidade. O versículo 8 continua dizendo: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” Alguns males podem ser domados, mas o mal da língua nenhum homem é capaz de domar. Quanta tolice é deixar a língua solta.
Livro: Fazei tudo para a glória de Deus

Levar as pessoas a Deus.

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão (Hb 4:14)
Êx 28:30; Nm 27:21; Dn 9:2; At 16:13


Desempenhamos a obra do ministério pregando o evangelho, ou seja, levando as pessoas a Deus. No Antigo Testamento, isso era feito pelo sumo sacerdote, que servia a Deus no tabernáculo. Uma vez ao ano o sumo sacerdote adentrava o véu do lugar santíssimo, onde estava a arca da aliança. Cobrindo a arca havia uma tampa chamada propiciatório, sobre a qual o sumo sacerdote se avistava com o SENHOR (Êx 30:36). Além disso, o sumo sacerdote tinha o Urim e o Tumim, que servia para esclarecer a palavra do SENHOR (28:30; Nm 27:21).

No Novo Testamento o tabernáculo é uma ilustração do homem regenerado por Deus. Nosso sumo sacerdote é o Senhor Jesus (Hb 3:1). A arca representa Cristo, que hoje habita em nós. O lugar santíssimo é o espírito humano, onde está a glória de Deus. O Urim e o Tumim, cremos, apontam para os livros espirituais que nos ajudam a entender a Palavra de Deus e perceber Sua direção para Seu povo (Dn 9:2).

Também somos sacerdotes, mas já não permanecemos somente dentro do lugar santíssimo; antes, saímos para pregar o evangelho. Assim tem sido a obra da pregação do evangelho do reino. Antes, o acesso aos livros espirituais e à Palavra do Senhor era restrito aos locais de reuniões das igrejas. Agora, por meio dos bookafés e dos vários outros lugares de oração, o evangelho do reino tem se propagado, alcançando as pessoas (At 16:13). Esse é o atual serviço sacerdotal.

A colportagem é outra ferramenta de pregação do evangelho pela qual a Palavra de Deus é apresentada às pessoas. O colportor se assemelha ao apóstolo, sendo um enviado por Deus para suprir as pessoas com a Palavra viva, ensiná-las a se alimentar espiritualmente e a se reunir como igreja. O colportor também tem a função de apascentar as pessoas que se interessam pela Palavra e pelos livros espirituais.

Graças ao Senhor, nascemos de novo e fomos colocados por Deus na vida da igreja a fim de crescermos na vida divina. Enquanto estamos nesse processo o Senhor está nos aperfeiçoando e conduzindo a levar outros filhos de Deus a ganhar a vida de Deus. Dessa maneira, não somente nós seremos herdeiros no reino, mas muitos outros também poderão reinar com o Senhor. Aleluia!