24 outubro, 2012

Jesus pode compadecer-se de nossas fraquezas.




Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4:15-17)


Jó 9:32; Hb 5:7-9
Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe

Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria; Ele era o Filho unigênito de Deus, mas, por nossa causa, para livrar-nos do pecado, participou de carne e sangue (Hb 2:14).Ele não tinha pecado, contudo veio em semelhança de carne pecaminosa (Rm 8:3). Como Filho do Homem, Ele era da descendência de Davi. Ao lermos a história de Davi registrada no livro de 2 Samuel 11, vemos os piores pecados que um homem pode cometer: cobiça, adultério, mentira e homicídio. Assim, Davi representa todos os pecadores. Jesus veio justamente dessa linhagem para condenar, em Sua carne, o pecado.
Na ocasião de Seu nascimento, José e Maria tinham ido para Belém. Porque não havia lugar para eles nas hospedarias, logo que nasceu, Jesus foi enfaixado e colocado em uma manjedoura. Então, depois de um tempo, uns magos vieram do Oriente para adorá-Lo, guiados por uma estrela que os precedia.
Chegando os magos à Judeia, dirigiram-se à Jerusalém e foram ter com o rei Herodes. Com isso, Herodes alarmou-se e, sentindo-se ameaçado, “mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo” (Mt 2:16). Divinamente instruído, José tomou Maria e o menino e fugiu para o Egito. Tendo morrido Herodes, José tomou a criança e sua mãe e regressou para a terra de Israel, indo morar em Nazaré, na região da Galileia.
Jesus, o Filho de Deus, durante trinta anos experimentou a vida humana com seus dissabores, alegrias, fraquezas e limitações. Mesmo tendo apenas a semelhança de carne pecaminosa, Ele se submeteu ao batismo a fim de sepultar a natureza humana herdada de Maria. Jesus cumpriu a justiça de Deus e foi ungido para iniciar a era do Novo Testamento. Ele veio para morrer na cruz a fim de eliminar o velho homem e derramar Seu precioso sangue para nos perdoar de todos os pecados. O nome Jesus significa Jeová mais a salvação. Assim, hoje Ele é o Autor de nossa salvação. Jesus viveu a vida humana e foi tentado à nossa semelhança, mas sem pecado, por isso Ele se compadece de cada um de nós (Hb 2:15-17).
Se o Senhor Jesus se submeteu ao batismo, muito mais cada um de nós precisa se submeter à vontade de Deus. Como vimos, o batismo é representado pela travessia do Mar Vermelho. Ao sermos batizados, fazemos morrer a velha vida e somos libertos da usurpação de Satanás, não pertencendo mais ao mundo. Com o batismo, somos separados do mundo para servir a Deus.
Uma vez batizados, somos introduzidos na vida da igreja. Se dermos liberdade ao Senhor, Ele nos suprirá de vida e mostrará as impurezas de nossa vida da alma diariamente. Quando essa exposição ocorre, temos de nos arrepender e voltar ao Espírito, porque o Espírito é como fogo que purifica e elimina toda impureza da alma.




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos

www.radioarvoredavida.net

A consequência do erro de Adão e do erro de Moisés.


Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro (1 Jo 2:1-2)


Gn 2:16-17; 3:17-24; Nm 20:7-13; Dt 3:23-29; Hb 4:15
Alimento Diário, Árvore da Vida, Dong Yu Lan, Bookafe


Deus havia falado ao homem com muita clareza para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:16b-17). Uma vez que o homem desobedeceu a Deus, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor teve de julgá-lo, e o expulsou do jardim do Éden, pois não poderia deixar de lado a ofensa de Adão e permitir que ele comesse da árvore da vida nessa condição (3:22-24).
No jardim do Éden, as árvores produziam alimento espontaneamente. Antes, o homem tinha alegria, paz e segurança, pois contava com a presença de Deus. Ao desobedecer a ordem de Deus, a natureza do pecado entrou no homem, e Adão teve de arcar com as consequências de seu ato. Porque agira independentemente de Deus, Adão teria de lavrar a terra para obter seu sustento (vs. 17-19). Além disso, teve de arcar com o maior dano decorrente de sua atitude: perder a presença do Senhor.
Certamente Adão ficou triste, mas Deus não podia ir contra Si mesmo. Adão não poderia ser reintroduzido no jardim, pois havia sido corrompido pela natureza do pecado. Quando Deus determina algo, Ele não pode ir contra Sua palavra.
Isso também pode ser visto na história de Moisés. Ele foi um grande líder usado por Deus para libertar o povo de Israel da usurpação do mundo do sustento, representado pelo Egito. Além do mundo do pecado e do mundo da idolatria, Satanás usa também o mundo do sustento para usurpar o homem de Deus. Moisés foi levantado para por fim ao cativeiro do povo de Deus, conduzindo-o na travessia do Mar Vermelho (Êx 14:21-22). Isso representa o nosso batismo, por meio do qual somos libertados de tudo que nos usurpa de Deus.
Moisés ainda foi usado por Deus para conduzir o povo no deserto. Isso não foi uma tarefa fácil. Várias vezes ele intercedeu a favor daquele povo de dura cerviz. Mesmo sendo considerado o homem mais manso da terra, houve uma ocasião em que Moisés falhou. Em determinada situação, quando deveria santificar o nome do Senhor, falando à rocha para que esta lhes desse água para beber, ele não o fez segundo o que Deus havia determinado, mas, provocado pela impaciência dos israelitas, irou-se e feriu a rocha duas vezes. Por causa disso, Deus o repreendeu (Nm 20:7-13).Como resultado, Moisés foi impedido de entrar na boa terra de Canaã, mesmo depois de insistir com muitos rogos ao Senhor (Dt 3:25-26).
Louvado seja o Senhor porque estamos na era do Novo Testamento, pois podemos arrepender-nos, receber o perdão de Deus e ser restaurados à Sua presença (Hb 4:15; 1 Jo 1:1-2).


Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos


www.radioarvoredavida.net