02 fevereiro, 2012

O Senhor Jesus morreu e depois derramou seu sangue

Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (Jo 19:30,34)


Mq 7:19; Jo 19:25-27, 31-36; Ef 2:5



Louvamos ao Senhor porque Ele nos concedeu graça e nos salvou do pecado (Ef 2:5). O Senhor Jesus morreu na cruz por nós, Seu sangue foi derramado, e nossos pecados perdoados (Mq 7:19). Por meio do evangelho da graça, fomos iluminados quanto a isso, nos arrependemos e recebemos a vida de Deus em nosso interior para desfrutar tudo o que o Senhor fez por nós.
O evangelho da graça estabelece uma base para avançarmos e fazermos a vontade de Deus. Fomos salvos, regenerados e agora precisamos crescer espiritualmente para que o reino dos céus se manifeste. Por isso precisamos anunciar o evangelho do reino, que diz respeito a negar a vida da alma a fim de obtermos o crescimento na vida divina para reinar no mundo que há de vir (Hb 2:5-7).
O apóstolo João mostrou-nos que a morte do Senhor Jesus não foi apenas para resolver o problema de nossos pecados, mas também para lidar com nosso velho homem, com nossa vida da alma.
João estava junto à cruz e testemunhou a crucificação de Jesus. Numa sexta-feira, Ele foi pendurado no madeiro (Mc 15:42; Jo 19:14-18). O dia seguinte, sábado, era dia de descanso para os judeus e seria especial, "pois era grande o dia daquele sábado" da Páscoa (v. 31). Por isso, para que, naquele dia, os corpos dos sentenciados à morte não ficassem na cruz, pediram que se lhes quebrassem as pernas e fossem tirados dali. Junto com o Senhor Jesus, foram crucificados dois malfeitores, cujas pernas foram quebradas, mas, quando os soldados se aproximaram do Senhor, viram que Ele já estava morto e não Lhe quebraram as pernas (vs. 32-33). Isso foi para cumprir a profecia de que nenhum de Seus ossos seria quebrado (v. 36). Então, talvez para se certificar de que Jesus estava morto, "um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água" (v. 34).
No livro de Gênesis lemos que Deus "fez cair pesado sono sobre o homem, [ ... ] tomou uma de suas costelas e [ ... ] transformou-a numa mulher" (2:21-22). Eva foi edificada a partir da costela de Adão. O Evangelho de João mostra que o lado do Senhor foi ferido com uma lança, de onde saiu sangue, para perdão de pecados, e água, para infundir vida e gerar a igreja.
O homem possui veias, artérias e vasos capilares. Dos vasos não sai muito sangue; se o Senhor Jesus tivesse de derramar todo o Seu sangue pelos ferimentos das mãos e dos pés para então morrer, levaria muito tempo. Ele morreu antes, e, ao ser transpassado pela lança, Dele fluiu sangue e água. Certamente muitos viram o sangue, por causa da cor, do aspecto. Mas apenas João, que estava ao pé da cruz, viu a água que saiu do lado do Senhor (Jo 19:25-26,34-35). Essa água era o líquido linfático, não era água abundante; apenas quem estivesse muito perto poderia vê-Ia.
A maioria dos cristãos acredita que o Senhor Jesus derramou Seu sangue e depois morreu. Todavia, segundo esse registro de João, o Senhor Jesus já estava morto quando de Seu lado verteu sangue e água. Ele fez questão de relatar que, primeiro, Jesus morreu e, depois, Seu sangue foi derramado. O sangue derramado foi para nos purificar de todos os pecados, e Sua morte para eliminar nossa velha natureza, nossa vida da alma. Isso prova que, antes de qualquer coisa, nossa vida da alma tem de morrer. Quando apresentamos o evangelho do reino, precisamos sempre nos lembrar disso.

O evangelho de Mateus e o evangelho de João

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós (Jo 14:16-17).


Mt 3:16; 4:17; 10:5-7; Jo 1:12-13; 3:3, 5



Enquanto esteve com os discípulos, o Senhor Jesus fez muitas coisas. Além disso, Ele também ensinou e falou palavras elevadas, sublimes. A maioria de Seus discípulos, porém, captou mais as palavras sobre curas, milagres, expulsão de demônios, sinais e prodígios.
Mateus era cobrador de impostos, um oficial do governo romano. Presume-se que fosse, portanto, mais dado às anotações que os demais, por isso ouviu as palavras do Senhor sobre o reino e as registrou em seu evangelho.
O Novo Testamento principia com João Batista - o precursor de Jesus - anunciando: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mt 3:2). Depois que Jesus foi batizado, ao sair da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele (v. 16). Ao iniciar Seu ministério, Jesus também anunciava: ''Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (4:17). O Senhor Jesus se misturava com pescadores e publicanos, e dentre Seus seguidores escolheu doze apóstolos e os enviou primeiramente para as ovelhas perdidas da casa de Israel, recomendando-lhes: "À medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus" (10:5-7).
Todavia não foi só Mateus que escreveu sobre o reino dos céus. Deus preservou João e, muitos anos depois, o fez escrever as palavras ditas pelo Senhor a Seus discípulos ao longo dos três anos e meio que esteve junto com eles. Aos noventa anos, João, no espírito, lembrou-se de palavras muito importantes que ainda não haviam sido registradas pelos outros evangelistas.
Por exemplo, em João 14 Jesus disse: "Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade [ ... ]. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (vs. 16-18). O Senhor Jesus explicou que Ele mesmo se tornaria o Espírito da verdade, o outro Consolador, a fim de estar para sempre com eles. Apenas João escreveu isso em seu evangelho. Nenhuma menção dessa passagem se fez nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Semelhantemente, no passado enfatizávamos as questões sobre a igreja, conforme a orientação que tínhamos naquela época. Atualmente, todavia, temos recebido do Senhor a comissão de pregar que o reino dos céus está próximo (Mt 10:7).
Embora Mateus tenha nos mostrado muitos aspectos sobre o reino dos céus foi por meio da ajuda dos escritos de João, em sua maturidade, que vimos que o reino é uma questão de vida. Para entrar no reino dos céus, primeiramente precisamos ter a vida de Deus (Jo 3:3, 5). Somente quem nasce de novo pode entrar no reino: "O que é nascido da carne é carne" (v. 6), mas o que nasceu do Espírito é filho de Deus (1:12-13). Hoje não apenas temos a vida de nossos pais; temos também a vida divina. Para entrar no reino é preciso receber a vida de Deus. O evangelho do reino dos céus é também o evangelho da vida.