25 dezembro, 2011

FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.

A TODOS OS VISITANTES DO SITE, DESEJAMOS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIOS DE REALIZAÇÕES, QUE O SENHOR JESUS POSSA ESTAR EM SEUS CORAÇÕES E QUE POSSAMOS DEIXAR O ESPIRITO SANTO NOS ENCHER DE ALEGRIA E NOS PURIFICAR COM FOGO. QUE DEUS ABENÇOEI A TODOS E ESTAREMOS AQUI SEMPRE PARA LEVAR UMA PALAVRA DE DEUS AOS SEUS CORAÇÕES E QUE ELE POSSA MUDAR SEU VIVER, QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE INVOCANDO O SEU SANTO NOME, QUE COM CERTEZA NOS TRAZ PAZ E ALEGRIA, E UM DIA REINAREMOS COM ELE, Ó SENHOR JESUS...

RECONHECER O SENHOR E SEGUI-LO.

Respondendo-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna (jo 6:68).
Gn 10:9; 11:4; Mt 9:14; 14:3-12; :Jo 3:22-25

Depois de ser batizado por João Batista, o Senhor Jesus saiu da água e os céus se abriram para Ele, que viu o Espirito de Deus, descendo como pomba, vir sobre Si. E uma voz dos céus disse: "Este é meu Filho amado, em que me comprazo". o Senhor Jesus foi ungido segundo a determinação de Deus e estava pronto para batizar com o Espirito Santo e com fogo. 

A obra do Deus Triúno.

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14:6)Êx 26:31-33; Mt 27:51; Jo 14:6; Hb 10:20.

Se vivêssemos no Antigo Testamento, seria impossível termos acesso direto a Deus. Graças ao Senhor, isso nos foi concedido no Novo Testamento. O Senhor Jesus derramou Seu sangue na cruz por nós e nos abriu um novo e vivo caminho: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne" (Hb 10:19-20).
Sabemos que no tabernáculo havia quatro colunas entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos, e sobre elas estava pendurado o véu (Êx 26:31-33). Essas quatro colunas formavam três entradas para o Santo dos Santos. Podemos dizer que essas três entradas para o Lugar Santíssimo representam, respectivamente, o Pai, o Filho e o Espírito.
Antes, adentrar a presença de Deus, além do véu, no Santo dos Santos, era privilégio de poucos. Somente Moisés e o sumo sacerdote, e este apenas uma vez por ano, tinham acesso àquele lugar santíssimo. Todavia, quando o Senhor Jesus morreu na cruz, "o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo" (Mt 27:51). O véu rasgado representa o Senhor Jesus, que foi partido por nós para nos introduzir na presença de Deus, no Santo dos Santos, no Espírito. Por meio do Filho nos foi aberto um novo e vivo caminho à presença de Deus. Aleluia!
O rasgar do véu foi uma manifestação na esfera espiritual, e Deus fez questão de seu registro na Bíblia, porque o véu se rasgou lá do alto para a terra. Segundo esse fato, inferimos que a parte do véu sobre uma das entradas, que representa o Pai, não foi rasgada; de igual modo, a parte do véu da outra entrada, que representa o Espírito, também não foi rasgada, mas a parte do véu sobre a entrada do meio, que representa o Filho, foi rasgada. Lembremos as palavras do próprio Senhor Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). Por meio Dele temos acesso a Deus Pai.
Essas quatro colunas e as três entradas se relacionam às quatro especiarias e às três medidas de 500 ciclos do óleo sagrado da unção. O número quatro refere-se à natureza humana, e o número três, à natureza divina. Isso mostra que, tanto no tabernáculo como no óleo composto da unção, temos a vida e a obra do Deus Triúno. Nele há o dispensar do Pai, o dispensar do Filho e o dispensar do Espírito.
A obra do Deus Triúno, com toda a sua eficácia, está dentro de um him de azeite de oliva, o qual representa o Espírito Santo. Além do Espírito Santo, outros ingredientes foram acrescentados, e agora temos a obra do Pai, a obra do Filho e a obra do Espírito; em outras palavras, temos o dispensar do Pai, o dispensar do Filho e o dispensar do Espírito. Hoje somos ungidos não apenas com o azeite puro de oliveira mas com todo o unguento, com o Espírito, representado pelo óleo da unção. Aleluia!

A unção: a divindade mesclada com a humanidade.

Este [Cristo] é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; [ ... ] Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogénito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia
(Cl 1:15, 17-18). Êx 30:22-25; Ez 1:10; 10:14; Mt 16:21; 2 Co 2:14.,,

No Antigo Testamento, o Espírito é representado pelo óleo da unção, que era usado para ungir reis e sacerdotes. Deve-se perceber que há diferença entre o óleo da unção e o azeite de oliva (Êx 30:22-25). O óleo da unção tinha como ingrediente principal o azeite de oliva, que representa o Espírito Santo. Ao puro azeite de oliva, acrescentavam-se algumas especiarias para se obter o óleo composto da unção.
Êxodo 30 mostra que o óleo da unção era composto de azeite de oliva e de mais quatro especiarias. Na Bíblia, o número quatro representa a natureza humana. Dentre tantos escritos que falavam sobre Jesus no início do Novo Testamento, Deus escolheu quatro evangelhos para descrever a biografia do Senhor Jesus. O homem é uma criatura, e os querubins, que são seres angélicos, também são criaturas. A passagem de Ezequiel 1 nos mostra as criaturas representadas pelos querubins, como os seres viventes (vs. 5, 10). Esses seres viventes tinham quatro rostos: de leão, de boi, de homem e de águia (10:14).
O Senhor Jesus, antes de iniciar Seu ministério, viveu na terra por trinta anos. Ele veio com Sua natureza divina, mas vivenciou, experimentou a natureza humana. Ao fim de Seu ministério, morreu na cruz por nós. Essa crucificação é representada pela mirra fluida, uma resina amarga usada para embalsamamento. Ele morreu e, por meio de Sua morte, exala a fragrância de Sua vitória sobre Seu inimigo. Isso está relacionado ao cinamomo odoroso, uma substância odorífica que representa a eficácia de Sua morte. Ao terceiro dia Ele ressuscitou. A ressurreição é representada pelo cálamo aromático, um tipo de cana que sai das águas pantanosas, águas de morte (Mt 16:21). A ressurreição também tem sua eficácia - isso é representado pela cássia, uma casca de planta que exala perfume. Temos, então, quatro especiarias simbolizando a natureza humana.
Essas quatro especiarias estão distribuídas em três unidades de 500 sidos para compor o óleo da unção: 500 sidos de mirra fluida, 250 sidos de cinamomo odoroso, 250 sidos de cálamo aromático e 500 sidos de cássia. O número três representa a natureza divina. No óleo da unção, tem-se a natureza divina, representada pelas três unidades, acrescentada à natureza humana, simbolizada pelas quatro especiarias.
As três unidades de 500 siclos representam o Pai, o Filho e o Espírito. Veja que a primeira e a terceira unidades são medidas de 500 siclos cada uma. Estas se referem respectivamente ao Pai e ao Espírito. Já a segunda unidade é composta de duas medidas de 250 siclos cada uma. Isso está relacionado ao Filho, pois Ele foi partido por nós e Nele há a natureza divina e a natureza humana.
No óleo da unção há quatro especiarias em três medidas de 500 siclos. Isso representa o Deus Triúno que, na pessoa do Senhor Jesus, experimentou o viver humano. Por meio Dele, a divindade foi mesclada com a humanidade.

O Senhor Jesus é ungido em seu batismo

Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros (Sl 45:7)
Êx 30:23-25, 30; Nm 14:24; 27:18; 1 Sm 9:27; 10:1; Mt 3:13-17; Lc 3:23; 4:16-21; At 10:38


Deus se tornou um homem, que recebeu o nome de Jesus. Ele é o Deus completo e o Homem perfeito. A primeira coisa que Jesus precisava fazer para realizar a obra de Deus e cumprir Sua comissão era ser batizado em água por João Batista, para que assim, como homem, cumprisse publicamente a justiça divina (Mt 3:13). Jesus viveu a vida humana de maneira normal e, aos trinta anos de idade, dirigiu-se ao rio Jordão para sepultar a natureza humana que obtivera de Maria. Louvado seja o Senhor!

O princípio para a harmonia conjungal.

A precisa observação de um especialista durante o ensaio de uma orquestra foi: “Aquele rapaz não está seguindo a partitura nem o maestro enquanto toca; por isso está tocando fora da harmonia do grupo”.

O casamento é como um palco onde dois instrumentos são tocados (pelo menos antes de virem os filhos). Talvez a maioria dos maridos seja como tambores e a maioria das mulheres como flautas. Mesmo sendo diferentes como o tambor e a flauta o são, é possível marido e mulher viverem em plena harmonia se forem restringidos pela mesma partitura e estiverem debaixo da direção do mesmo Maestro. Muitos atribuem à diferença entre os cônjuges a falta de harmonia no  casamento.

O azeite de oliva e o óleo da unção

| |
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lc 4:18-19)
Lc 4:18; At 10:38; 1 Co 12:3; 2 Co 1:21
Vimos que, ao puro azeite de oliva, que representa o Espírito Santo, eram acrescentados quatro ingredientes, tornando-o o óleo composto da unção. Esse unguento representa o Espírito (Jo 7:38-39). O Espírito também é representado pela expressão "outro Espírito" no livro de Números.
O SENHOR disse que, em Calebe, "houve outro Espírito" (Nm 14:24). Josué também possuía esse outro Espírito: "Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos" (27:18). Dentre os filhos de Israel que saíram do Egito, com vinte anos para cima, apenas aqueles que possuíam esse outro Espírito entraram na boa terra.
Amados irmãos, nós também passamos pelo Mar Vermelho, fomos libertados do jugo do príncipe deste mundo e de seus três aspectos: idolatria, pecado e preocupação com o sustento. Hoje estamos em Cristo, a boa terra, mas não é suficiente estar Nele de vez em quando para termos vida; é necessário permanecer constantemente no Espírito.
O evangelho de João nos diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus" (Jo 1:1). Deus deseja estar conosco para sempre, por isso o Filho se tornou um homem. A fim de estar para sempre conosco, o Senhor Jesus precisava cumprir a vontade de Deus. Para isso, antes de começar Seu ministério na terra, era necessário ser batizado e ungido pelo Espírito.
Semelhantemente, para realizarmos a obra de Deus, também recebemos o Espírito. Hoje, para vivermos constantemente no Espírito, precisamos invocar o nome do Senhor; só assim permanecemos no Espírito (1 Co 12:3). Se vivermos no "outro Espírito", isto é, no Espírito que dá vida, enterraremos nosso velho homem e seus feitos. Assim estaremos qualificados para "cruzar o rio Jordão" e entrar no reino do mundo que há de vir, nossa boa terra. Hoje, na igreja, devemos aproveitar cada oportunidade para negar a vida da alma, crescendo na vida de Deus, pois os que vivem no velho homem, isto é, na vida da alma, não herdarão o reino de Deus (Gl 5:19-21).
O reino dos céus está próximo! Você já está preparado? Precisamos desse "outro Espírito". Por isso é vital invocarmos "Ó Senhor Jesus!" para permanecer na esfera do Espírito. Esse Espírito é representado pelo óleo da unção.
O salmo 133 diz: "É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes" (v. 2). Não somente o Senhor Jesus foi ungido (Lc 4:18; At 10:38): quando invocamos o nome do Senhor, também somos ungidos com Esse maravilhoso unguento (2 Co 1:21). Aleluia! Em nós também há esse "outro Espírito". Não volte a viver por sua vida da alma; se fizer isso, não poderá entrar na "boa terra". Invoque continuamente o nome do Senhor e exercite a unção que você recebeu.
A unção refere-se a uma comissão da parte de Deus. Jesus foi ungido para salvar o homem de seus pecados. Nós fomos ungidos para entrar no reino dos céus. Diante dessa comissão, nosso coração deve ser de arrependimento, pois o reino está próximo. Invocando o nome do Senhor e negando a vida da alma estaremos qualificados para participar do mundo que há de vir.