26 janeiro, 2012

O Senhor continua chamando cooperadores do evangelho

Depois disto, ouvi a voz do SENHOR, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8)
Mt 9:35-38; 10:1

Depois de ministrar a Seus discípulos as condições para participar da manifestação do reino dos céus, o Senhor começou a pregar e a praticar o evangelho do reino (Mt 8). A primeira coisa que Ele fez foi purificar um leproso por meio de Sua palavra. Com autoridade, o Senhor Jesus repreendeu o mar e os ventos, acalmando uma tempestade, curou todos os doentes e expulsou demônios dos endemoninhados, para que se cumprisse a profecia que dizia: "Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças" (v. 17). Descreve-se, portanto, neste capítulo que o Rei do reino dos céus passou a praticar a comissão e a incumbência que Deus Lhe entregara.
O Senhor Jesus percorria todas as cidades e povoados pregando o evangelho do reino. Ao ver as multidões "aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor", dirigiu-se a Seus discípulos dizendo: "A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara" (9:36-38). Jesus sozinho estava fazendo a pregação do evangelho e, por conta disso, Seu trabalho era limitado. Ele queria que o evangelho do reino fosse pregado até os confins da terra, por isso chamou doze discípulos para que cooperassem com Ele. Assim, deu-lhes autoridade para expelir espíritos imundos, curar toda sorte de doenças e enfermidades, bem como instruções ao saírem a pregar (10:1).

O Senhor era o exemplo vivo para Seus discípulos de alguém que se importava com as pessoas e que se dava completamente para a pregação do evangelho do reino. Temos de ser como o Senhor Jesus, que primeiramente saiu a pregar, a fim de poder orientar Seus apóstolos a tomarem o mesmo caminho.

Essa palavra deve ser também de grande advertência e encorajamento para os que cuidam das igrejas, os irmãos responsáveis e presbíteros. Ao ouvirmos uma mensagem sobre pregação do evangelho, devemos ser os primeiros a praticá-Ia, e não apenas repassar aos irmãos. Caso contrário, não seremos um modelo para outros e não encorajaremos com realidade a igreja.