24 janeiro, 2013

Comissionado para levar o nome do Senhor.

O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel  (At 9:15)


At 9:1-6, 11-14, 17-20

Alimento Diário, árvore da vida, vida para todos, dong yu lan, bookafe, ceape

Os doze apóstolos permaneceram em Jerusalém, provavelmente porque tinham a incumbência de cuidar dos irmãos que foram gerados ali. Eles amavam o Senhor, embora tenham deixado de invocar Seu nome publicamente. Como sabemos, havia milhares de pessoas convertidas e, logicamente, elas precisavam ser cuidadas e apascentadas. Diante dessa situação, podemos perceber que os doze apóstolos tinham seus motivos para permanecer em Jerusalém.

O ministério que seguimos é o do Espírito e, por isso, invocamos o nome do Senhor, para sermos supridos com Espírito e vida. Invocar o nome do Senhor é algo tão vital quanto nossa respiração. Se pararmos de respirar, morremos. Do mesmo modo, se deixarmos de invocar e confessar o nome do Senhor, nossa vida espiritual sofre perda. Não somente isso, o próprio ministério sofre prejuízo e Deus precisará incumbir outras pessoas para desempenharem esse ministério. Isso foi o que ocorreu com os primeiros doze apóstolos e o Senhor teve de levantar o apóstolo Paulo.

Antes ele era Saulo, um perseguidor dos cristãos, que respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor (At 9:1). Ele chegou a obter autorização dos principais sacerdotes para ir à cidade de Damasco procurar cristãos para serem presos em Jerusalém, mas o Senhor mudou o curso de sua história. Vejamos esse importante relato acerca da conversão de Saulo: “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer” (vs. 3-6).

Naquele instante, Saulo ficou cego e foi conduzido por seus companheiros à cidade de Damasco, tendo permanecido nessa situação durante três dias. Nesse período, ele provavelmente refletiu sobre as palavras que ouviu e percebeu que, ao perseguir os que invocavam o nome do Senhor, estava ofendendo o próprio Deus. Apesar disso, o Senhor ainda queria incumbir-lhe de um ministério, por isso o orientou a entrar na cidade e aguardar que lhe dissessem o que ele iria fazer a partir de então.

O Senhor enviou um discípulo chamado Ananias para encontrar-se com Saulo. Ananias ainda estava temeroso de encontrar-se com ele, porque a notícia de que Saulo era um perseguidor da igreja havia se espalhado entre os cristãos. O Senhor, porém, encorajou a Ananias, mostrando-lhe que Saulo era um instrumento escolhido para levar o Seu nome perante os gentios e reis, isto é, para levar adiante o ministério de invocar o nome do Senhor (vs. 13-16)

Ao entrar na casa onde Saulo estava, Ananias impôs sobre ele as mãos e lhe disse: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus” (vs. 17-20). Que mudança maravilhosa ocorreu na vida de Paulo!






Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net

Invocar o Senhor em meio à perseguição.

O firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor (2 Tm 2:19)


At 2:42-46; 4:32-37; 8:1, 4



alimento diário, árvore da vida, vida para todos, dong yu lan, bookafe, ceape

 
Após serem salvos, no dia de Pentecostes, invocando o nome do Senhor, os primeiros cristãos viviam a vida da igreja com simplicidade, tendo tudo em comum, fazendo suas refeições juntos e partindo o pão de casa em casa (At 2:42-46). Muitos deles venderam suas propriedades e depositaram os valores aos pés dos apóstolos (4:32-37).

A vida da igreja em Jerusalém era excelente, pois os irmãos cuidavam uns dos outros e prosseguiam na comunhão e no ensinamento dos apóstolos. Provavelmente, eles não eram diferentes do restante das pessoas no modo de se vestirem nem qualquer outro sinal visível os identificava, mas algo em comum eles praticavam: invocavam o nome do Senhor.

Como o número de cristãos se multiplicou em Jerusalém, eles passaram a ser perseguidos, conforme o registro de Atos 8. Os líderes judeus, principalmente os sacerdotes, zelavam pela religião judaica e desejavam prender os cristãos que difundiam a fé no nome de Jesus. Como a perseguição contra a igreja em Jerusalém aumentava, os cristãos foram dispersos para as regiões da Judeia e Samaria. O texto, entretanto, destaca que isso ocorreu com todos, “exceto os apóstolos” (v. 1).

A Bíblia não registra maiores detalhes desse episódio, mas podemos inferir que os apóstolos, líderes da igreja em Jerusalém, para evitar a perseguição, provavelmente deixaram de invocar o nome do Senhor em público. Embora eles já houvessem, até certo ponto negado a vida da alma, e promovido o ministério de invocar o nome do Senhor, parece que não perseveraram nessa prática saudável. Possivelmente, eles temiam ser presos ou martirizados.

Em meio àquele ambiente hostil contra a igreja, Saulo, um jovem judeu zeloso da lei, conseguiu autorização dos principais sacerdotes para prender aqueles que invocavam o nome do Senhor. Nessa época, ele assolava as igrejas e mandava os cristãos para o cárcere.

Quanto aos cristãos que foram dispersos, há um registro encorajador: eles iam por toda a parte pregando a Palavra (8:4). Graças a Deus, eles não pararam de invocar o nome do Senhor e estavam cheios do Espírito, que os capacitava a pregar o evangelho.

O Senhor já nos revelou que precisamos perseverar invocando Seu nome. Ele nos comissionou para isso. Mesmo que já tenhamos transmitido essa revelação a outros, nós mesmos devemos continuar a praticá-la. Ainda que as circunstâncias ao nosso redor sejam desfavoráveis, vamos perseverar nesse ministério e ser fiéis até o fim, invocando o nome do nosso amado Senhor Jesus!




Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net