19 janeiro, 2013

Praticar a vida da igreja com simplicidade.

Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria por terem crido em Deus (At 16:34).


At 16:13-15; 25-34

alimento diário, árvore da vida, vida para todos, bookafe, dong yu lan, ceape

Quando recebemos a salvação, espontaneamente surge em nós o desejo de receber a igreja em nossa casa. Foi assim que surgiu a igreja em Filipos. Conforme o registro de Atos, Paulo e Silas haviam ido à Macedônia em obediência a uma visão concedida pelo Senhor. Guiados pelo Espírito, e de maneira muito simples, foram ao encontro de mulheres piedosas junto a um lugar de oração. Eles se juntaram àquela reunião e, após as orações, falaram a palavra de Deus. Lídia, uma mulher temente a Deus, abriu o coração para atender o que Paulo dizia, sendo batizada juntamente com toda sua família. Nessa ocasião, ela expressou o desejo de que os irmãos ficassem em sua casa para dar prosseguimento à comunhão. Então os irmãos permaneceram na casa de Lídia e compartilharam a Palavra, tendo surgido, espontaneamente, uma reunião da igreja no ambiente familiar (At 16:13-15).

Posteriormente, houve um problema com Paulo e Silas, e eles foram encarcerados. Mas, na prisão, não ficaram tristes nem abatidos; pelo contrário, oravam e cantavam louvores a Deus (v. 25). Paulo e Silas aproveitaram aquela ocasião para se encher do Espírito. Provavelmente eles também invocaram o nome do Senhor. Então sobreveio um terremoto que rompeu todas as cadeias e abriu todas as portas do cárcere. Podemos inferir que os companheiros de prisão, ao escutarem os louvores, foram influenciados por aquele testemunho, pois, após o terremoto, não fugiram. Nesse instante, o carcereiro foi despertado de seu sono e queria dar cabo da própria vida, pensando que os prisioneiros haviam escapado. Paulo o tranquilizou, mostrando que todos estavam ali. Graças a Deus! Aquelas pessoas se sentiram atraídas pelo ambiente onde se invocava o nome do Senhor. Nesse ambiente, não são necessárias cadeias para prender as pessoas, pois é o Senhor quem reina e governa.

Na mesma ocasião, o carcereiro perguntou o que deveria fazer para ser salvo. Sob a orientação de Paulo e Silas, ele e toda a sua família creram no Senhor Jesus. Naquela noite, ele passou a cuidar de Paulo e Silas, lavando-lhes os vergões dos açoites e servindo-lhes alimento em sua casa. O carcereiro e sua família foram batizados e manifestaram grande alegria por terem crido em Deus (vs. 26-34). Possivelmente, os demais prisioneiros também creram no Senhor Jesus e, quando terminaram de cumprir as penas no cárcere, levaram esse testemunho para suas casas. Aleluia!

Esse precioso relato nos mostra como é simples a prática da vida da igreja. Essa deve ser a nossa prática atual. A igreja não está apenas nos locais de reuniões, mas é encontrada nos lugares de oração, nos lugares onde damos testemunho do Senhor e também em nossas casas, onde recebemos os irmãos.





Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net

O resultado de invocar o nome do Senhor.

A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome  (Jo 1:12).


At 2:21, 43a, 46

alimento diário, árvore da vida, vida para todos, bookafe, dong yu lan, ceape


Dentre os doze apóstolos, o Senhor falou primeiro por meio de Pedro, porque após várias experiências, ele aprendeu a lição de negar a vida da alma. Por fim, o Senhor incumbiu um ministério aos doze apóstolos.

Desde seu chamamento, eles estavam sendo preparados para isso, aprendendo a negar a si mesmos. O mesmo ocorre conosco atualmente. Deus deseja nos conceder um ministério, mas não o poderemos desempenhar se estivermos cheios do ego e influenciados pelas nossas opiniões. Por isso Ele ainda aguarda que nos preparemos, negando a nós mesmos dia a dia.

O ministério dos doze apóstolos consistia em conduzir as pessoas a invocarem o nome do Senhor (At 2:21; 4:12). Quando invocamos Seu nome, obtemos a vida de Deus e somos salvos. Louvado seja o Senhor! Embora os apóstolos tenham realizado sinais e muitas outras obras, seu principal ministério era conduzir os outros a invocarem o nome do Senhor. Por essa razão, o Senhor os abençoou em Atos 2, quando, após a pregação de Pedro, quase três mil pessoas foram batizadas no dia de Pentecostes. Naquela ocasião, provavelmente todos declararam que Jesus é o Senhor! Eles também foram batizados, para testemunharem que seu velho homem havia sido sepultado com Cristo.

Após receberem a salvação, os irmãos voltaram para suas casas com alegria e passaram a praticar a vida da igreja, perseverando na comunhão com os apóstolos e negando a vida da alma (2:43a). Conforme o registro de Atos, as reuniões aconteciam de casa em casa, onde eles tomavam suas refeições com alegria, orando, partindo o pão, louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo (v. 46).

Quando desempenhamos adequadamente o ministério de que o Senhor nos incumbiu, o resultado é salvação, alegria, comunhão, vida e paz. Vamos continuar invocando o nome do Senhor para ganhar mais da vida de Deus, ter um viver normal na igreja, e propagar essa vida às pessoas que estão ao nosso redor.





Alimento Diário - O ministério que seguimos e praticamos
Escrito por Dong Yu Lan


www.radioarvoredavida.net