11 janeiro, 2012

Misericordiosos, puros de coração e pacificadores.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5:7). Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg 2:13)
Mt 5:7-9; Jo 1:14, 17; 2 Tm 1:16, 18

Louvado seja o Senhor por Seu grande amor, graça e misericórdia: "Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sais salvos" (Ef 2:4-5). Estávamos mortos em nossos delitos, em uma situação miserável; éramos pecadores e inimigos de Deus, mas, por Sua misericórdia, Sua graça nos alcançou e nos salvou.
A misericórdia vem da graça de Deus, que é o próprio Senhor Jesus nos amando e nos alcançando. Ele "habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. [ ... ] A graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo 1:14,17).

Jamais podemos esquecer que fomos alvo da misericórdia de Deus: estávamos destinados à morte eterna, éramos materiais para o lago de fogo (Ap 21:8), mas Ele, em Cristo, nos salvou. Já que Deus nos alcançou com Sua misericórdia e mudou nosso destino, agora é hora de sermos misericordiosos com os outros: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt 5:7). Aqueles que viverem dessa maneira alcançarão misericórdia (2 Tm 1:16, 18).

Logo após falar sobre misericórdia, o Senhor Jesus diz: "Bem-aventurados os limpos [puros] de coração, porque verão a Deus" (Mt 5:8). Uma vez que o coração humano inclui a consciência, que é parte de nosso espírito, ser puro de coração tem relação com a primeira bem-aventurança, que é ser esvaziado no espírito. Não há dúvida de que nosso coração tem de ser puro, sem mistura, sem mancha (SI 24:3-6). Ao sermos salvos pelo Senhor, fomos também purificados interiormente. Se mantivermos o coração puro, seremos bem-aventurados porque veremos a Deus.

A seguir temos: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5:9). Se você nega sua vida da alma, a vida de Deus cresce, portanto você não terá problema com os homens. Perceberá em seu íntimo que é possível viver em harmonia com todos. Dessa maneira, as pessoas a seu redor também serão pacificadas. Aleluia! Os pacificadores serão chamados filhos de Deus! Temos a vida de Deus dentro de nós. O Senhor "não é de confusão, e sim de paz" (1 Co 14:33a; 1 Ts 5:23a), e nós também temos de viver em paz com as pessoas (Rm 12:18), pois temos a vida e a natureza de Deus.