03 março, 2012

Leitura Biblica.

(Gn 10:8) Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.

(Gn 10:9) Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.

(Gn 10:10) O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

(Gn 11:4) Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

(Mt 6:17) Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
(Mt 6:18) para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
(Mt 6:19) Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
(Mt 6:20) mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
(Mt 6:21) Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
(Mt 6:22) A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;
(Mt 6:23) se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
(Mt 6:24) Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
(Mt 6:25) Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
(Mt 6:26) Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
(Mt 6:27) Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
(Mt 6:28) E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

(Mt 9:14) Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?

(Jo 3:23) Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava.
(Jo 3:24) Pois João ainda não fora lançado no cárcere

O perigo de manter um ministério paralelo ao do Senhor.

Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço (Mt 11:4-6)
Gn 10:8-10; 11:4; Mt 6:17-28; 9:14; Jo 3:23-24

A história de João Batista nos mostra que ele deixou de praticar a revelação que recebeu. Embora soubesse que Jesus era o Cordeiro de Deus, o Filho de Deus, e admitisse que o Senhor tinha o poder de batizar com o Espírito Santo e com fogo, João Batista não foi batizado por Jesus e seguiu seu próprio caminho.

Não sabemos com certeza por que João Batista agiu assim, mas imaginamos que provavelmente ele não quis abrir mão de seus seguidores. João Batista tinha poder diante do povo, e muitas pessoas em situação semelhante são tentadas a exaltar o próprio nome. Foi o que ocorreu no Antigo Testamento com Ninrode, que era valente caçador e passou a ser admirado pelo povo, exaltando seu nome em detrimento do nome do Senhor (Gn 10:8-10; 11:4), a ponto de afrontar o próprio Deus.

João Batista se afastou do ministério do Senhor Jesus e manteve um ministério paralelo próprio, "concorrendo" com o do Senhor (Mt 9:14; Jo 3:23-24). Quando foi encarcerado, João Batista chegou a duvidar que o Senhor Jesus fosse o Messias, enviando-Lhe, por seus discípulos, uma mensagem, talvez para provocar Nele a atitude de libertá-lo.

O Senhor Jesus não respondeu diretamente a João Batista, mas mandou lhe dizer sobre o resultado de Sua obra: pessoas sendo salvas, curadas e ressuscitadas, e o evangelho sendo pregado. Essa era a obra do Messias: fazer a vontade Daquele que O enviou. Em outras palavras, ainda que o Senhor Jesus tivesse poder para libertar João Batista, Seu poder era destinado exclusivamente a cumprir e enfatizar o encargo de que Deus O havia incumbido.

Infelizmente, o fato de o Senhor não fazer nada a favor de João Batista foi-lhe um motivo de tropeço. Ele teve várias oportunidades de se arrepender, mas não quis deixar sua posição nem seus discípulos. Por fim, ele foi preso por se envolver com assuntos particulares do rei Herodes e executado no cárcere (Mc 6:17-28). Que essa lição nos sirva de advertência para que aproveitemos as oportunidades de arrependimento providenciadas pelo Senhor.