29 janeiro, 2012

Escolhidos, aperfeiçoados e enviados para pregar o evangelho

[Jesus] se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Mt 9:37-38)
Mt 24:14; 28:19; 1 Co 1:26-28

Mesmo sendo o Filho de Deus, o Senhor Jesus, por estar limitado na carne humana, não conseguia, sozinho, atender à necessidade de todas as pessoas que careciam do evangelho. Por isso escolheu e aperfeiçoou os doze apóstolos para enviá-los e, assim como Ele, pregar o evangelho do reino. Quando os chamou, não fez exigências sobre formação escolar. Pelo contrário, Ele escolheu galileus, pessoas simples do povo (At 4:13).
Da mesma forma, na igreja, se a pregação do evangelho depender de alguns irmãos apenas, teremos dificuldades, já que a maioria das pessoas tem seu tempo limitado pelo trabalho, família e outros compromissos. Diante desse quadro, o Senhor nos revelou: precisamos aperfeiçoar um grupo de pessoas que se dedique especialmente à pregação do evangelho. Por isso o Senhor nos deu os CEAPEs, a fim de aperfeiçoarmos esses irmãos para uma obra de pregação mais frutífera.

O número de irmãos e irmãs que já foram aperfeiçoados ainda é insuficiente, pois a obra do Senhor já se expandiu para outros lugares. Antes, nossa esfera de ação era apenas o Brasil e alguns países da América do Sul. Até então os cooperadores na obra do Senhor conseguiam atender às necessidades existentes. Entretanto, logo depois, mesmo para a obra da América do Sul, esse número de irmãos se mostrou pequeno. Além disso, o Senhor nos abriu portas para a obra na Europa, Estados Unidos, África, México e América Central.

Há uma necessidade muito grande nesses países, da mesma forma como quando o Senhor Jesus escolheu doze apóstolos para juntamente com Ele pregar o evangelho. Portanto, uma vez que o reino dos céus está próximo, precisamos de mais pessoas que queiram ser colportores, com o encargo pela pregação do evangelho.

Não é necessário ser graduado em universidade para ser aperfeiçoado. Também não há limite de idade; desde que tenha um coração com encargo pela pregação do evangelho, pode se apresentar aos irmãos responsáveis de sua igreja para que eles encaminhem você ao CEAPE, onde será aperfeiçoado para levar a Palavra de Deus às pessoas. Mesmo aqueles que são desprezados na sociedade, como um ex-viciado em drogas ou um morador de rua, podem ser aperfeiçoados e usados por Deus para esse fim (1 Co 1:26-28). Por exemplo, um dos nossos CEAPEs tem trabalhado com essas pessoas. Certa vez um deles testificou: "Eu era viciado e vim para o CEAPE, onde o Senhor me aperfeiçoou. Eu não apenas fui aperfeiçoado para ter um viver correto, mas agora tenho também encargo pelo evangelho".

Precisamos fazer como o Senhor disse a Seus discípulos e rogar a Ele que nos dê mais CEAPEs e muito mais colportores para atender à necessidade atual. Também precisamos encorajar mais irmãos a se consagrar para isso, a fim de que o evangelho do reino alcance o mundo todo. Então o fim virá (Mt 24:14; 28:19). Aleluia!